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Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Terça-feira, 16 de abril de 2002 00h00


PONTES DE MADEIRA PRECISAM DE RESTAURAçõES

Pontes de madeira precisam de restaurações

Deputado Brito alerta para situação precária e o risco de acidentes

HAROLDO ASSUNÇÃO / ALMT



A secretaria estadual de Transporte está implementando os serviços de manutenção e restauração de pontes nas estradas vicinais de Várzea Grande. Ela atende indicação do deputado estadual Carlos Brito (PPS) que se mostra preocupado com a situação dessas pontes, sendo a maioria de madeira, com fluxo elevado de caminhões que transportam grãos, madeiras e gado.

A indicação do deputado alerta para a situação das pontes de madeira, principalmente as localizadas na região do distrito de Praia Grande, em Várzea Grande, até a comunidade de Mangueiral, em Santo Antonio de Leverger. Segundo ele, a maior parte delas está precisando de reparos. O deputado cita o caso da MT 050, no distrito de Engenho Velho, em Várzea Grande, onde a cerca de um mês uma de suas pontes caiu sob o peso de um caminhão carregado de tijolos.

Brito entende que um sistema viário vicinal eficiente é fundamental para dar suporte as demandas das comunidades rurais visando induzir seu desenvolvimento. A restauração das pontes reduz os custos de transportes de grãos desta região que se desponta com grande potencial produtivo, além de proporcionar segurança aos usuários.

O engenheiro Ricardo Ferreira, da diretoria de manutenção de rodovias, da secretaria de Transportes, diz que os reparos nessas pontes serão intensificados. Entretanto, ele avisa que a secretaria depende da ajuda de fazendeiros e comunidades rurais para alertar sobre algum defeito que algumas dessas pontes possa estar apresentando. Ele conta que são muitas as estradas e pontes no Estado para uma equipe reduzida de fiscalização. Com as denúncias de alerta a secretaria prioriza os serviços de manutenção. Além disso, também estão sendo firmados convênios com as prefeituras que deverão ficar responsáveis por esses serviços.

Ricardo Ferreira ressalta, no entanto, que é preciso consciência dos caminhoneiros para respeitar os limites de peso indicativos nas cabeceiras das pontes. No caso do acidente com o caminhão na MT 050, a ponte tem capacidade para 15 toneladas, enquanto o caminhão de tijolos tentou passar por ela carregando 45 toneladas.

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