Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Segunda-feira, 20 de agosto de 2007 13h49


A ASSEMBLéIA LEGISLATIVA E A SECRETARIA DE PLANEJAMENTO DO ESTADO (SEPLAN), DISCUTEM HOJE ENTRE 13H E 18H, O PLANO DE PLURIANUAL ANUAL (PPA-2008-2011). O PROJETO SERá DISCUTIDO EM AUDIêNCIA PúBLICA, NO AUDITóRIO RENê BARBOUR COM A PRESENçA DO SECRETáRIO DA SEPLAN, YêNES MAGALHãES E TéCNICOS DO GOVERNO. AS DISCUSSõES PREVêEM QUESTIONAMENTOS PARLAMENTARES, PRINCIPALMENTE PELO DEPUTADO Zé CARLOS DO PáTIO (PMDB), QUE DURANTE A APROVAçãO DA LDO-2008, COBRAVA AS METAS DO GOVERNO REFERENTES AO PPA

PPA será aberto para debates na AL nesta segunda

As discussões prevêem questionamentos parlamentares, principalmente pelo deputado Zé Carlos do Pátio (PMDB), que durante a aprovação da LDO-2008, cobrava as metas do governo

SID CARNEIRO / SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO



A Assembléia Legislativa e a Secretaria de Planejamento do Estado (Seplan), discutem hoje entre 13h e 18h, o Plano de Plurianual Anual (PPA-2008-2011). O projeto será discutido em audiência pública, no auditório Renê Barbour com a presença do secretário da Seplan, Yênes Magalhães e técnicos do governo. As discussões prevêem questionamentos parlamentares, principalmente pelo deputado Zé Carlos do Pátio (PMDB), que durante a aprovação da LDO-2008, cobrava as metas do governo referentes ao PPA do próximo ano.

Outra crítica do deputado diz respeito aos programas de incentivos ou renúncias fiscais promovidas pelo Estado em gestões passadas e continuadas no atual governo sob a promessa de mais investimentos no setor econômico.

Em declarações recentes sobre o PPA em exercício, Zé Carlos do Pátio chegou a dizer que o governo faz renúncia fiscal para uma série de produtos, mas não cria uma política de incentivo à agropecuária para gerar emprego. “Não posso conceber isso a um Estado eminentemente agropecuário”, afirma Pátio.

Ainda na linha de Zé do Patio, o governo precisa inverter a lógica de apenas investir no processo produtivo e incluir mais financiamentos de valorização do saneamento básico da população e qualificação profissional.

As politicas de infra-estrutura que dado atenção especial às estradas e rodovias estaduais também são alvo de críticas de Zé do Pátio- que pede ao governo não se concentrar somente em um foco. “O governo não pode viver de uma política exclusiva de estradas. Temos que ampliar o debate desse tema e precisamos de geração de emprego e renda, de educação e outros setores", observou o deputado.

O deputado chama a atenção para o fato de que os impostos recolhidos pelo governo devem beneficiar a população mais necessitada e que isso requer uma política compensatória de investimento social. “Os três impostos que mais são arrecadados hoje são combustíveis, energia e telefonia. E a maioria que usa esses serviços é a população de baixa renda”, cobrou.

Mais informações:
Secretaria de Comunicação da AL
Fones: 3901 – 6310/6283


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com