Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Terça-feira, 3 de maio de 2005 15h19


ONZE EX-COMBATENTES DA FORçA EXPEDICIONáRIA BRASILEIRA (FEB) QUE LUTARAM NA ITáLIA ESTIVERAM NA ASSEMBLéIA LEGISLATIVA DE MATO GROSSO PRESTIGIANDO A SESSãO SOLENE QUE COMEMOROU OS 60 ANOS DA PARTICIPAçãO BRASILEIRA NA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL. APESAR DE MATO GROSSO AINDA TER 28 PRACINHAS VIVOS, NEM TODOS ESTãO EM CONDIçõES FíSICAS DE SE LOCOMOVEREM NORMALMENTE E NãO PUDERAM ESTAR PRESENTES NA SESSãO...

Pracinhas prestigiam sessão na AL

Dos 28 ex-combatentes ainda vivos no Estado, 11 estiveram na comemoração dos 60 anos da FEB

VALÉRIA CRISTINA / SECRETARIA DE IMPRENSA



Onze ex-combatentes da Força Expedicionária Brasileira (FEB) que lutaram na Itália estiveram na Assembléia Legislativa de Mato Grosso prestigiando a sessão solene que comemorou os 60 anos da participação brasileira na Segunda Guerra Mundial. Apesar de Mato Grosso ainda ter 28 pracinhas vivos, nem todos estão em condições físicas de se locomoverem normalmente e não puderam estar presentes na sessão. A homenagem aos 60 anos da FEB foi uma solicitação do presidente da Assembléia, deputado Silval Barbosa (PMDB).

A Segunda Guerra Mundial durou seis anos, indo de 1939 a 1945, com a vitória dos aliados sobre o chamado eixo, composto por Alemanha, Itália e Japão, que queriam impor uma suposta superioridade ao resto do mundo. O Brasil não tinha intenção de entrar no conflito, mas foi compelido a isso depois de sofrer ataques sem qualquer justificativa. A Força Expedicionária Brasileira partiu para a Itália em 1944, um ano antes do final da guerra.

Este ano, completos os 60 anos da FEB, o Exército brasileiro está promovendo comemorações em todo o país. Segundo o general Carlos Alberto Santos Cruz, comandante da 13ª Brigada de Infantaria Motorizada, a presença dos soldados brasileiros na Itália foi um fato importante para a história do Exército.

“Mesmo sem experiência de guerra, os soldados venceram em curto prazo desafios como lutar em condições extremamente adversas, aprender a manusear armamentos desconhecidos e foram bastante elogiados por sua capacidade combativa, provando o valor do povo brasileiro”, discursou o general. Ele ainda agradeceu o deputado Silval pela sessão e aos pracinhas e seus familiares pelo papel desempenhado há 60 anos.

Silval Barbosa destacou ter solicitado a sessão solene para demonstrar o reconhecimento a esses heróis brasileiros que enfrentaram os horrores da guerra para defender o país. “A Assembléia se sente honrada em ter aqui os pracinhas e os representantes do Exército brasileiro”, frisou. O deputado Robson Silva (PFL), que também esteve na sessão, parabenizou o presidente da Assembléia pela iniciativa e ressaltou haver muito a agradecer aos soldados e seus familiares por tudo que fizeram pelo Brasil.

Para o presidente da Associação Nacional dos Veteranos da Força Expedicionária Brasileira, seção regional Mato Grosso, Feliciano Moreira da Costa, a sessão solene da Assembléia Legislativa foi uma honra, uma valorização ao serviço deles. A data considerada como dia da vitória dos aliados na Segunda Guerra Mundial é 8 de maio, mas em Mato Grosso a cerimônia militar em comemoração a esse dia será na próxima sexta-feira, 6 de maio. O evento acontece no 44º Batalhão de Infantaria Motorizada.

Mais informações:
Secretaria de Imprensa da Assembléia Legislativa
613-2553/ 613-2597/ 9952-1211/ 9603-0580


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com