Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Terça-feira, 27 de novembro de 2001 00h00


PREFEITURA APRESENTA PROJETO DO PARQUE MASSAIRO OKAMURA

Prefeitura apresenta projeto do Parque Massairo Okamura

Lei do deputado Carlos Brito oferece condições para construção do Parque

MARIA NASCIMENTO / ALMT



O Prefeito de Cuiabá, Roberto França, apresentou nesta terça-feira (27), o projeto desenvolvido pelo Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento Urbano (IPDU), que efetiva a criação do Parque Massairo Okamura, conforme Lei de autoria do deputado estadual Carlos Brito (PPS), publicada no Diário Oficial no dia 21 de setembro deste ano, sob o nº 7.506.

Numa primeira etapa o Parque será construído em área de 12 hectares, de um total de 59 hectares, abrigando praça de eventos, mirante, quiosques, quadras esportivas, lago, estação do corpo, pista oficial de skate e de caminhadas e mini-estádio.

Em entrevista coletiva a imprensa e na presença de familiares do homenageado, que foi vereador em Cuiabá e presidente da primeira Organização Não-Governamental (ONG), voltada aos interesses do meio ambiente, a Sociedade Cuiabana de Meio Ambiente, em 1977, o prefeito Roberto França ressaltou a luta de Carlos Brito para a efetivação do Parque. Conforme o prefeito, foi Brito quem primeiro criou a reserva ecológica do Centro Político Administrativo, em setembro do ano passado.

Depois, em maio de 2001, denominou a reserva de Massairo Okamura, para, em setembro último, transformar a reserva em Parque, Lei sancionada pelo Governo do Estado.

Localizado entre a Avenida Rubens de Mendonça e o Bairro Morada do Ouro, o Parque será uma grande opção de lazer, beneficiando toda a sociedade cuiabana. Ele terá também jardim japonês e um grande lago que será abastecido pela nascente do córrego Barbado, além de ser completamente iluminado para que possam ser realizadas atividades durante a noite.

Carlos Brito lembrou de sua luta, de quase 10 anos, desde a época em que era vereador, para que aquela área verde não fosse alvo de grilagem, como tentaram por diversas vezes, preservando dessa forma o espaço para construção do Parque e a nascente do Barbado.

O deputado contou que já estão liberados recursos de R$ 100 mil, provenientes da indenização, por parte de Furnas, da inundação da região da usina de Manso.

O deputado Brito lembrou do artigo quinto da lei 7.506/01, onde o governo do Estado transfere para o município a área denominada Massairo Okamura. Ele conclamou a sociedade e o poder Executivo Estadual para juntos colocar em prática “mais esta grande benfeitoria para a cidade e ótima opção de lazer para toda a sociedade”.

Secretaria deImprensa
com assessoria de gabinete
Henry Falbo


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com