Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quinta-feira, 10 de fevereiro de 2005 14h58


A ASSEMBLéIA LEGISLATIVA VAI PARTICIPAR DO PROCESSO DE IDENTIFICAçãO DOS PROBLEMAS DE LOGíSTICA E BARREIRAS ADMINISTRATIVAS QUE POSSAM ESTAR EMPERRANDO UM MAIOR DESENVOLVIMENTO DAS RELAçõES COMERCIAIS ENTRE MATO GROSSO, BOLíVIA, CHILE E PERU. ESSE SERá O PRINCIPAL FOCO – SEGUNDO O GOVERNO – DA QUARTA EDIçãO DO PROGRAMA ESTRADEIRO...

Presença de deputados garantirá leis pró-corredor

Parlamentares terão a oportunidade de constatar in loco as necessidades de cada região e propor matérias que proporcionarão os benefícios

FERNANDO LEAL / SECRETARIA DE IMPRENSA



A Assembléia Legislativa vai participar do processo de identificação dos problemas de logística e barreiras administrativas que possam estar emperrando um maior desenvolvimento das relações comerciais entre Mato Grosso, Bolívia, Chile e Peru. Esse será o principal foco – segundo o governo – da quarta edição do programa Estradeiro.

A partida da expedição internacional foi confirmada para as 6h30 de depois de amanhã (sábado, 12.02), após seu adiamento, no final do mês passado. Um dos parlamentares que já têm presença assegurada no Estradeiro IV, o deputado Pedro Satélite (PPS) aposta no sucesso do evento para a viabilização de investimentos no modelo multimodal – aquele que, regido por contrato único, utiliza duas ou mais modalidades de transporte, da origem até o destino.

“Este quarto evento – em âmbito internacional – certamente terá maior repercussão porque, com certeza, vai despertar os países sul-americanos para a importância de investir na infraestrutura multimodal e viabilizar o intercâmbio comercial entre nós, melhorando a nossa competitividade comercial perante o mundo”.

Para Satélite, as expedições Estradeiro são a demonstração da vontade política do governo mato-grossense em resolver ou, pelo menos, amenizar os problemas sócio-econômicos do Estado e de suas regiões.

Outro que acredita no potencial do programa para o desenvolvimento de Mato Grosso, o deputado José Carlos de Freitas (PFL) será representado por produtores rurais, entre eles o vice-presidente da Associação de Criadores Rurais de Mato Grosso (Acrimat), Mário Candia.

“As expedições são importantes porque permitem ao governo conhecer in loco os problemas das regiões visitadas. O caso específico do Estradeiro IV tem conotações mais abrangentes por permitir que autoridades dos diversos Poderes constituídos de Mato Grosso façam uma avaliação criteriosa sobre o corredor de exportação para o Pacífico”.

Segundo Candia, entre outros benefícios, a viabilização desse corredor vai proporcionar a diminuição dos custos do agronegócio em mais de 30% e os deputados poderão estudar, discutir, elaborar e aprovar projetos que promovam a materialização dessa meta”.

O interesse nas relações mercantis com países vizinhos envolvem, principalmente, os setores de algodão, carne, soja e madeira, de acordo com fontes do Palácio Paiaguás.

“O Estradeiro IV é uma das mais significativas edições desse programa por causa das integrações econômica e comercial do Brasil com Bolívia, Chile e Peru. Também por colocar Mato Grosso e o nosso país frente-a-frente com o Pacífico e com cerca de 60% do consumo mundial, materializando o que hoje é expectativa do incremento das nossas exportações”, salientou o deputado Dilceu Dal Bosco (PFL).

Ele disse, ainda, que essa edição do Estradeiro vai proporcionar, ainda, a diminuição das distâncias e o estreitamento das relações entre esses países, e abrir possibilidades de ter o Brasil ‘banhado’ indiretamente pelo Pacífico através desse corredor de exportação. “Com essa medida, Mato Grosso está dando um exemplo muito importante para o país”, concluiu o parlamentar.

O secretário de Projetos Estratégicos, Cloves Vettorato, garantiu que a programação do Estradeiro IV se mantém inalterada e que, pouco antes da partida, será realizada uma “breve reunião” no Plenarinho da Assembléia para as últimas recomendações aos participantes da Expedição. A chegada da comitiva está prevista para as dez horas da noite do próximo dia 22 (terça-feira).

Mais informações:
Secretaria de Imprensa da Assembléia Legislativa
Fones: 613-2553 / 613-2597 / 9982-0261 / 9951-1323


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com