Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Sexta-feira, 8 de julho de 2005 11h29


PRESIDENTE DA ASSOCIAçãO DOS CRIADORES DE MATO GROSSO (ACRIMAT), JORGE PIRES DE MIRANDA DESTACOU O EMPENHO DOS DEPUTADOS ESTADUAIS DURANTE A ABERTURA DA 41ª FEIRA AGROPECUáRIA, COMERCIAL E INDUSTRIAL DE CUIABá (EXPOAGRO), ONTEM (7). MIRANDA DESTACOU A APROVAçãO DA PROPOSTA QUE DIMINUI DE 12% PARA 3% A ALíQUOTA DO IMPOSTO DE CIRCULAçãO DE MERCADORIAS E SERVIçOS (ICMS) SOBRE O BOI GORDO PARA OUTROS ESTADOS...

Presidente da Acrimat destaca atuação da AL

Medidas parlamentares foram ressaltadas durante abertura da 41ª Expoagro

ITIMARA FIGUEIREDO / ASSESSORIA DA PRESIDÊNC



Presidente da Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), Jorge Pires de Miranda destacou o empenho dos deputados estaduais durante a abertura da 41ª Feira Agropecuária, Comercial e Industrial de Cuiabá (Expoagro), ontem (7). Miranda destacou a aprovação da proposta que diminui de 12% para 3% a alíquota do Imposto de Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre o boi gordo para outros estados. O governador Blairo Maggi (PPS) sanciona a lei no próximo dia 10, no Parque de Exposições da Acrimat.

“A Assembléia Legislativa nos ajudou muito aprovando essa proposta, que vai beneficiar o setor pecuário de Mato Grosso”, comemorou. Ele explicou que a medida já vinha sendo analisada pelo Executivo e que também contribui com a preservação da Amazônia Legal, porque diminui o desmatamento feito para acondicionar o grande volume do rebanho. Ele disse que vai agradecer pessoalmente aos deputados.

Além disso, explica o presidente, a medida vai desafogar a grande quantidade de boi pronto para o abate que o Estado possui atualmente. “Tanto na questão de logística, quanto no alto custo do imposto para retirada do boi do estado. Também temos poucas plantas frigoríficas, que não comportam a demanda”.

Segundo Miranda, nos últimos cinco anos, houve um aumento significativo no rebanho de Mato Grosso, que era de 20 milhões de cabeças e, hoje está em 27 milhões. Nesse mesmo período, houve uma diminuição na capacidade de abate. No total, há no mercado cerca de 1 milhão de cabeças prontas para o abate. Ele informou que em algumas localidades do estado, os criadores esperam, em escala, até 60 dias pelo abatimento do gado. “Isso é um absurdo. E, com a ajuda da Assembléia Legislativa vamos reverter esse processo”, concluiu Miranda, ao destacar o desempenho dos deputados Humberto Bosaipo e Zéca D´Ávila, ambos do PFL.

O presidente da Assembléia Legislativa, deputado Silval Barbosa (PMDB) reafirmou que a Casa está inserida em todas as questões que envolvam o crescimento econômico do estado. “Toda a cadeia do setor produtivo tem sido contemplada com os incentivos que a Casa vem proporcionando. A aprovação dessa proposta é mais um incentivo aos produtores que fomentam o crescimento do nosso Estado”, afirmou.

O evento segue até o dia 10, com shows nacionais, regionais, comidas típicas e leilões. A expectativa é de que o leilão movimente cerca de R$ 16 milhões. O presidente não quis criar uma expectativa sobre a movimentação de equipamentos e máquinas por causa da crise econômica que o país enfrenta.

Mais informações:
Assessoria de Imprensa da Presidência da Assembléia Legislativa
Fones: 613-2510/ 9952-1211


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com