Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quarta-feira, 24 de setembro de 2003 19h00


Preso cidadão com cheque falsificado

Cheques apresentam indícios de clonagem; as assinaturas são falsas

REDAÇÃO / SECRETARIA DE IMPRENSA



Domingos Sávio Alberto de Sant’Ana, 43, foi preso em flagrante hoje, por volta das 15 horas, quando tentava trocar dois cheques falsificados na Assembléia Legislativa. A voz de prisão foi dada pelo Major Macedo. Domingos foi encaminhado para a delegacia Metropolitana por policiais militares.

Domingos possuía dois cheques do Poder Legislativo nos valores de R$ 3.369,80 e R$ 3.610,80, datados de 15 de junho de 2001. Os primeiros sinais da adulteração foram percebidos de imediato. As assinaturas nos cheques, do então presidente Humberto Bosaipo, do primeiro-secretário à época, deputado José Riva (PTB), e do secretário de Finanças, Guilherme Garcia, estavam “grosseiramente” falsificadas.

Foi constatado ainda que o cheque havia sido depositado em 19 de junho de 2001 e devolvido pelo banco de acordo com o código de controle número 35 do Banco Central, que significa cheque falsificado. Entretanto, ainda houve a tentativa de adulteração deste código. Sobre o número 35 foi rasurado o número 11, que significa cheque sem fundo.

Os cheques estavam nominais a Luis Henrique Thaumaturgo Moura. A Secretaria de Recursos Humanos fez uma pesquisa constatando que ele nunca foi funcionário da Casa. A conta, pela qual o cheque foi emitido, era utilizada apenas para pagamento de funcionários.

“Há suspeita que estes cheques tenham sido clonados. A Assembléia, internamente, tomará as providências necessárias e poderá abrir uma sindicância. Além disso, a Delegacia de Estelionato deverá apurar todas as circunstâncias, desde a emissão destes cheques”, ressaltou o procurador.

Mesmo sem a perícia, ainda é possível notar, segundo aponta o procurador, dados no cheque que levam a crer tratar de clonagem. Os dados (como banco, agência, conta) estão impressos de forma irregular, fora dos campus previstos.

Mais Informações:
Secretaria de Imprensa da Assembléia Legislativa
Fones: 613-2553/ 2597 ou 9982-0261/ 9972-8390


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com