Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Terça-feira, 18 de outubro de 2005 17h49


INSTALADO Há MENOS DE UM ANO E MEIO NA ASSEMBLéIA LEGISLATIVA, O PROGRAMA COLETA SELETIVA DE LIXO, COMEçA A DAR OS PRIMEIROS RESULTADOS POSITIVOS PARA O ESTADO EM NíVEL NACIONAL. APóS ENCAMINHAR CóPIA PARA TODAS ASSEMBLéIAS LEGISLATIVAS DO BRASIL, A PROCURADORIA GERAL DE GOIáS PEDIU UMA CóPIA DO PROJETO PARA IMPLANTá-LO NO ESTADO GOIANO...

Programa da AL - MT é exemplo para o país

Assembléia de Goiás quer implantar programa de igual teor de coleta seletivo de lixo no Estado

JOSÉ LUIS LARANJA / SECRETARIA DE IMPRENSA



Instalado há menos de um ano e meio na Assembléia Legislativa, o programa Coleta Seletiva de Lixo, começa a dar os primeiros resultados positivos para o Estado em nível nacional. Após encaminhar cópia para todas Assembléias Legislativas do Brasil, a procuradora geral do órgão de Goiás, Otavila Alves Pereira de Gusmão, imediatamente pediu uma cópia do projeto para implantá-lo no Estado goiano.

“Estamos satisfeitos porque é o primeiro passo de exportação do plano”, explicou o coordenador do Plano Estratégico da Assembléia de Mato Grosso, professor Abílio Camilo Fernandes Neto.

O programa tem como objetivo contribuir para a melhoria da qualidade de vida das pessoas, através da proteção ao meio ambiente. O projeto trabalha na educação ambiental, reciclagem do papel e coleta seletiva. “Já estamos reutilizando o papel na Casa e o resultado pode se verificar no almoxarifado com a redução de pedidos. Isso é gratificante para todos nós”, avaliou Abílio.

Segundo a procuradora geral da Assembléia de Goiás, o programa deverá ser implantado igualmente de igual teor, buscando-se a princípio, a venda do lixo coletado seletivamente em suas dependências, procedendo-se à doação de parte da verba a entidades beneficentes que atuem na reciclagem.

De acordo com o professor, a coleta funciona desde o ano passado quando foi implantado através de um projeto de resolução nº 319, de 29 de maio de 3004, de autoria do vice-presidente da Casa, deputado Zeca D’Ávila (PFL). “Estrategicamente é importante ver que uma idéia nossa está sendo resgatada por outros estados brasileiros”, lembrou Abílio.

Baseado no plano de coleta, a Assembléia Legislativa tem como meta primordial a proteção ao meio ambiente e a capacidade de transformar os seus problemas em desafios, requisito de sucesso para o futuro. “Sendo uma instituição de decisões políticas, existe também a preocupação com o desperdício e com a urgência de dar destino ao lixo, que vem aumentando nesses últimos anos”, afirmou o professor.

Para a gerente do programa, Sandra Heloisa Pereira Lopes, a questão do lixo está sendo mundialmente falada e o cuidado com o mesmo evita doenças. “O lixo é um dos principais problemas que ameaçam a vida no planeta, pois a cada no, aumenta substancialmente em volume, gerando desconforto para todos os seres vivos. Esse nosso programa é de suma importância, não só para nós, mas para todos os Estados”, garantiu Sandra.

A gerente explica também que a educação ambiental tem como objetivo a mudança de cultura. “Na busca de encontrar caminhos para contribuir com a solução desse problema é que foi idealizado esse programa. Estamos certos de que esse programa colocou a Assembléia de Mato Grosso como pioneira nessa iniciativa”, ressaltou Sandra.

Mais informações:
Secretaria de Imprensa da Assembléia Legislativa
Fone: 3901-6283


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com