Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quarta-feira, 24 de maio de 2006 11h07


PRESIDENTE DA COMISSãO DO MEIO AMBIENTE DA ASSEMBLéIA LEGISLATIVA, O DEPUTADO SéRGIO RICARDO (PPS) Dá CONTINUIDADE AO SEU TRABALHO VOLTADO PARA A REVITALIZAçãO E PROTEçãO AO RIO CUIABá. A NOVA AçãO DO PARLAMENTAR FOI A APRESENTAçãO DE UM PROJETO DE LEI...

Programa “SOS Rio Cuiabá” é apresentado na AL

Deputado Sérgio Ricardo continua trabalho pela revitalização e proteção ao rio. Dia 4, o parlamentar realiza o "2º Abraço ao Rio Cuiabá"

ANDRÉIA FONTES / SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO



Presidente da Comissão do Meio Ambiente da Assembléia Legislativa, o deputado Sérgio Ricardo (PPS) dá continuidade ao seu trabalho voltado para a revitalização e proteção ao Rio Cuiabá. A nova ação do parlamentar foi a apresentação de um projeto de lei que cria a política “SOS Rio Cuiabá”.

“A política SOS Rio Cuiabá é uma tentativa de salvar o rio antes que ele perca sua vida física e aquática como acontece com o rio Tietê em São Paulo, ou aconteceu com os rios Tamisa (Inglaterra) e Sena (Paris). Visto que, despoluir um rio é muito mais demorado e oneroso do que preservar e conscientizar. Esta política proposta em nosso projeto tem como objetivo a revitalização e proteção do Rio Cuiabá, seus afluentes e pantanal mato-grossense”, ressalta o parlamentar.

Sérgio Ricardo ressalta que as finalidades essenciais da política voltada ao rio Cuiabá são fiscalizar toda forma de lançamento de esgoto clandestino, lixos, pneus, materiais plásticos e qualquer produto nocivo às águas; o cadastramento de todas as empresas localizadas próximas às margens do rio, especificando as matérias-primas por elas utilizadas, bem como os materiais sólidos e líquidos desprezados.

Entre as ações previstas para serem desenvolvidas pelo programa estão a despoluição e limpeza do leito do Rio Cuiabá; implantação e melhoria do sistema de esgoto sanitário; preservação e conservação ambiental do rio; reflorestamento das margens, com o plantio de árvores nativas; incentivar o cultivo e o desenvolvimento de plantas e sementes, através de aulas, cursos e palestras sobre rios, vegetação e meio ambiente em geral; desassoreamento do leito do rio, bem como a construção de curva de nível para evitar erosões; repovoamento com espécies nativas de peixes ao longo do leito do rio e promoção de programas de educação ambiental voltados para as populações urbanas, localizadas a beira de córregos, riachos e rios.

O projeto prevê a possibilidade do Executivo firmar convênios com empresas privadas ou entidades de defesa do meio ambiente da sociedade civil, no sentido de dar cumprimento às ações.

Mais informações
Secretaria de Comunicação da AL
Fones: 3901-6310


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com