Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quarta-feira, 12 de novembro de 2003 11h09


NAS PROPAGANDAS OFICIAIS DO ESTADO, QUANDO FOR NECESSáRIA A PRESENçA DO ELEMENTO HUMANO, DEVERá SER OBRIGATORIAMENTE VALORIZADA, PROPORCIONALMENTE, A PRESENçA DE PESSOAS DA RAçA NEGRA. ESTA INTENçãO PODERá SE TORNAR REALIDADE EM BREVE, CASO O GOVERNADOR BLAIRO MAGGI SANCIONE PROJETO DE LEI NESSE SENTIDO APROVADO NO INíCIO DESTE MêS NA ASSEMBLéIA LEGISLATIVA.

Projeto garante negros na propaganda oficial

O projeto, da deputada Verinha Araújo, do PT, aguarda sanção do Executivo

SÉRGIO FERNANDES / ASSESSORIA DE GABINETE



Nas propagandas oficiais do Estado, quando for necessária a presença do elemento humano, deverá ser obrigatoriamente valorizada, proporcionalmente, a presença de pessoas da raça negra. Esta intenção poderá se tornar realidade em breve, caso o governador Blairo Maggi sancione Projeto de Lei nesse sentido aprovado no início deste mês na Assembléia Legislativa.

A autoria do projeto é da deputada Verinha Araújo, do PT. O projeto foi apresentado em junho e teve aprovado o parecer da comissão de mérito, em segunda votação, no dia 5 de novembro . O relator do projeto na Comissão de Educação, Cultura, Desporto e Seguridade Social foi o deputado José Carlos do Pátio, do PMDB.

O projeto dispõe também que em todas as propagandas realizadas pelos poderes públicos do Estado nenhum grupo étnico, ou membro dessa classe, será apresentado de depreciativa.

Para a deputada Verinha, os meios de comunicação são instrumentos fundamentais de expressão de valores culturais e espelho concreto da realidade brasileira. Nesse sentido, o projeto procura refletir este quadro na medida em que o povo negro, que é parte significativa da população economicamente ativa, vem aumentando o seu poder de opinião e consumo, “atuando de forma consistente contra qualquer tipo de racismo e preconceito”.

De acordo com a deputada, último censo do IBGE apontou que metade da população brasileira é representada por negros e mestiços. “Em função disso, nada mais justo que o Poder Público, de forma inovadora, propicie a garantia de representação étnica da população brasileira nas peças publicitárias oficiais”, defendeu Verinha ao justificar o projeto.

Maiores Informações:
Gabinete da deputada estadual Verinha Araújo - PT
Fones: 613-2543 / 613-2545


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com