Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Segunda-feira, 1 de agosto de 2005 18h00


TRAMITA NA ASSEMBLéIA LEGISLATIVA, UM PROJETO DE LEI QUE INSTITUI EDUCAçãO PREVENTIVA àS DROGAS E A PROSTITUIçãO INFANTIL PARA ALUNOS DE 5A A 8A SéRIES NAS ESCOLAS PúBLICAS DE MATO GROSSO. A MATéRIA, DE AUTORIA DO DEPUTADO ELIENE LIMA (PP)...

Projeto institui disciplina de prevenção às drogas

O parlamentar Eliene Lima (PP) também quer combater a prostituição infantil

FERNANDA BORGES / SECRETARIA DE IMPRENSA



Tramita na Assembléia Legislativa, um projeto de lei que institui educação preventiva às drogas e a prostituição infantil para alunos de 5A a 8A séries nas escolas públicas de Mato Grosso. A matéria, de autoria do deputado Eliene Lima (PP), pretende formalizar o trabalho que pais e educadores vêm fazendo ao longo dos anos com crianças e adolescentes. O parlamentar espera que as instituições de ensino contemplem em sua proposta pedagógica o estudo sobre o uso indevido de entorpecentes, álcool, cigarro e prostituição infantil.

Para apresentação da matéria em sala de aula, o deputado sugere que seja feita por intermédio de reportagens, vídeos, palestras, estatísticas e outros materiais para melhor orientar as crianças e adolescentes.

“Hoje a experiência mostra que não se pode deixar de falar sobre drogas com as crianças, especialmente sobre o tabaco e o álcool. O enorme espaço ocupado na mídia pelas empresas de bebidas alcoólicas se sobrepõe ao pouco disponibilizado para que profissionais da área de saúde divulguem seus trabalhos”, justifica o parlamentar.

Prevenir parece ser a melhor alternativa diante de estatísticas que mostram que o número de usuários dependentes que conseguem deixar as drogas está abaixo dos 30%. “É na prevenção que a escola atua”, emenda Eliene. Apesar do problema das drogas ser muito complexo, parece não haver dúvidas sobre o importante papel que a escola desempenha, visto que uma criança chega a ficar até sete horas dentro de uma instituição de ensino.

“Também é a escola o lugar ideal para abordar o problema da prostituição infantil. Este combate passa a permear todos os ambientes sociais, iniciando-se na escola e se espalhando para as residências, shoppings, empresas, locais turísticos”.

Mais Informações
Secretaria de Imprensa da Assembléia Legislativa Fones: 613-2553


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com