Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Terça-feira, 29 de outubro de 2002 00h00


PROJETO NA AL REFORçARá ESTíMULO à RELIGIOSIDADE NO ESTADO

Projeto na AL reforçará estímulo à religiosidade no estado

O 21 de Outubro também foi oficializado pelo governo do Distrito Federal e a data escolhida em homenagem ao Templo da Boa Vontade (TBV)

FERNANDO LEAL / ALMT



Mato Grosso está a um passo de se tornar o mais novo estado a ter em seu calendário religioso o Dia do Ecumenismo. A proposta - já aprovada em primeira votação na Assembléia Legislativa - pretende reforçar uma das muitas tarefas da Igreja, como as atividades ditas pastorais, para manter a comunidade fiel em seu seio, o empenho social, para garantir a justiça e colaborar no estabelecimento da paz entre os humanos, a evangelização ou a missão.

O projeto, de autoria do deputado Wilson Teixeira Dentinho (PSB) institui o Dia do Ecumenismo, anualmente, em 21 de outubro, e o insere no calendário de eventos de Mato Grosso. Segundo o parlamentar, o objetivo do movimento ecumênico é a união cooperativa entre os membros das diversas igrejas cristãs - ortodoxos, católicos, protestantes, evangélicos -, sem pretender unificar as igrejas e deixando, portanto, intocada a liberdade de consciência para a escolha da expressão de fé de todos que seguem o cristianismo e aceitam a mensagem de amor legada por Cristo.

“O ecumenismo é um convite às igrejas para buscarem a comunhão entre si, preservando a diversidade e propiciando a melhor e mais ampla aceitação do Evangelho em sua plena riqueza”, observou.

Para o doutor em Teologia pela Universidade de Estrasburgo (França), Francisco Catão, o ecumenismo é a expressão eclesial da docilidade ao Espírito. “Essa expressão é traduzida em ações concretas, de convívio, ação conjunta, diálogo e unidade no Espírito de todos os cristãos, aberta para o encontro com todos os humanos, quaisquer que sejam sua religião ou cultura, de todos os tempos e lugares”, disse Catão, que leciona no Instituto Teológico Pio XI.

“A comemoração do Dia do Ecumenismo, em Mato Grosso, tem a finalidade de promover a confraternização e a paz entre todas as raças e todos os campos do conhecimento e do saber universal. Ele também vai contribuir para que o respeito à criatura humana seja a bandeira da harmonia e do entendimento”, concluiu Dentinho.

O 21 de Outubro também foi oficializado pelo governo do Distrito Federal como o Dia do Ecumenismo. A data foi escolhida em homenagem ao Templo da Boa Vontade (TBV), inaugurado na capital federal por Paiva Netto, seu idealizador e construtor, em 21 de outubro de 1989.

Secretaria de Imprensa
Fernando Leal


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com