Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Segunda-feira, 13 de junho de 2005 18h03


MAIS 10 MIL PEIXES FORAM SOLTOS ESTA MANHã (13) DURANTE AS COMEMORAçõES DOS 105 ANOS DE FUNDAçãO DA CIDADE DE SANTO ANTôNIO DE LEVERGER. A SOLTURA DOS PEIXES FAZ PARTE DO PROJETO NATUREZA VIVA QUE TEM ENTRE SUAS PRIORIDADES O REPOVOAMENTO DOS RIOS DE MATO GROSSO. O IDEALIZADOR DO PROJETO, DEPUTADO SéRGIO RICARDO...

Projeto Natureza Viva participa de festividades

ASSESSORIA DE GABINETE / SECRETARIA DE IMPRENSA



Mais 10 mil peixes foram soltos esta manhã (13) durante as comemorações dos 105 anos de fundação da cidade de Santo Antônio de Leverger. A soltura dos peixes faz parte do projeto Natureza Viva que tem entre suas prioridades o repovoamento dos rios de Mato Grosso. O idealizador do projeto, deputado Sérgio Ricardo – Presidente da Comissão de Meio Ambiente e Recursos Hídricos da ALMT, já realizou este ano dois outros grandes eventos semelhantes em Barra do Bugres e no Distrito da Passagem da Conceição, em Várzea Grande.

Os alevinos de pacu, criados em tanques, tem entre 15 a 20 centímetros, tamanho que garante alto índice de sobrevivência. “Temos esta preocupação para assegurarmos que o repovoamento dos rios realmente esteja ocorrendo. Estes peixes vão chegar à fase adulta garantindo assim alimento às futuras gerações, principalmente aos ribeirinhos”, diz Sérgio Ricardo.

O idealizador do Natureza Viva informou que outros estados também estão desenvolvendo projetos semelhantes, pois tem sido comum o problema da escassez de peixes nos rios brasileiros. “Só este ano, o Paraná vai lançar 20 milhões de peixes em seus rios, número que vai aumentar para 50 milhões no ano que vem. Atualmente estão sendo investidos cerca de R$ 18 milhões no projeto”, disse.

Segundo Sérgio Ricardo, até o final deste ano o projeto Natureza Viva vai lançar nos rios de Mato Grosso mais de 100 mil peixes juvenis de espécies nativas, como o pacu. “Pretendemos ao longo do tempo aumentar em muito estes números a partir da formalização de parcerias com entidades públicas e privadas também preocupadas com a escassez de peixes em nossos rios”.

A ação que mobilizou cerca de quinhentas pessoas contou com a participação do prefeito municipal Faustino Dias Neto, do senador Jonas Pinheiro, da deputada federal Celcita Pinheiro e da Ong Ecológica Bombeirinhos Mirins.

Outro momento importante da ação foi o protesto feito por alunos da rede municipal contra a degradação da praia. Munidos de faixas e cartazes, os alunos protestaram contra a degradação e sujeira que tem destruído um dos principais pontos de lazer e turismo daquele município.

Mais Informações
Assessoria de Gabinete
613-2546/2542


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com