Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quarta-feira, 13 de setembro de 2006 13h13


O DEPUTADO ELIENE LIMA (PP) APRESENTOU UM PROJETO DE LEI PARA TORNAR OBRIGATóRIA A DISPONIBILIZAçãO DE PROVAS EM BRAILE PARA DEFICIENTES VISUAIS NOS CONCURSOS PúBLICOS REALIZADOS PELO GOVERNO DO ESTADO. O PARLAMENTAR DESTACA QUE O GOVERNO TEM O PAPEL FUNDAMENTAL DE PROMOVER A INSERçãO DO DEFICIENTE VISUAL NO MERCADO DE TRABALHO, RESSALTANDO QUE NO CAMPO DA ATIVIDADE PROFISSIONAL NO BRASIL, SEJA NA áREA COMERCIAL...

Projeto obriga provas em braile para concursos

A matéria apresentada pelo deputado Eliene Lima visa garantir os direitos dos deficientes visuais

ANDRÉIA FONTES / SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO



O deputado Eliene Lima (PP) apresentou um projeto de lei para tornar obrigatória a disponibilização de provas em braile para deficientes visuais nos concursos públicos realizados pelo Governo do Estado.

O parlamentar destaca que o governo tem o papel fundamental de promover a inserção do deficiente visual no mercado de trabalho, ressaltando que no campo da atividade profissional no Brasil, seja na área comercial, industrial ou rural, existem profissões compatíveis com o desempenho do deficiente visual, nos diversos níveis de formação.

“A dificuldade de colocação profissional, que hoje é enfrentada por uma parcela significativa de brasileiros, com relação ao deficiente visual é agravada pela infundada crença da maioria dos empregadores ao considerarem que a deficiência afeta todas as funções do indivíduo”, ressalta Eliene.

O deputado enfatiza ainda que muitos desconhecem as diversas atividades possíveis de serem realizadas pelo deficiente e ainda receiam dificuldades de integração com o grupo de trabalho, temem a ocorrência de acidentes e preocupam-se com o custo de adaptações e aquisição de equipamentos especiais.

“O portador de deficiência é uma pessoa como as demais, com preferências, habilidades, aptidões, dificuldades, interesses e capacidade produtiva. Necessita apenas de oportunidade para desenvolver suas potencialidades”, finaliza.

Mais informações:
Secretaria de Comunicação da AL
3901-6283/ 6310


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com