Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Sexta-feira, 27 de junho de 2003 12h08


Projeto pede eliminação do pó de giz nas escolas

SERGIO FERNANDES / ASSESSORIA DE IMPRENSA DO GABINETE



Nas salas de aula, além de tentar motivar os alunos, lutar contra o stress, dificuldades econômicas e estruturais, os professores enfrentam um outro grave problema: o pó de giz. Este material é responsável por inúmeros problemas de saúde em profissionais da educação e alunos. Não são poucos os professores que estão de licença médica devido a enfermidades causadas pelo pó de giz, o que prejudica o andamento das aulas e onera o estado com a contração de substitutos.

Um Projeto de Lei em tramitação na Assembléia Legislativa poderá mudar esta situação. O projeto, de autoria da deputada Verinha Araújo, do PT, obriga a substituição do giz escolar e, conseqüentemente, do quadro negro, por outros recursos pedagógicos, quando comprovado o prejuízo à saúde do profissional.

A deputada quer o Fundo Estadual de Educação custeie a substituição do quadro negro e do giz escolar a base de gesso. De acordo com ela, estudos científicos comprovam que este tipo de giz causa diversos males à saúde de quem está constante exposto ao produto, como é o caso de professores e alunos. “Em Mato Grosso temos centenas de profissionais da educação afastados por problemas acarretados pelo pó do giz”, informa Verinha.

Alunos expostos ao problema freqüentemente reclamam de dores de cabeça, náuseas e hemorragias nasais. “Existem outros recursos pedagógicos, antigos e modernos, que são acessíveis e que além de tornar o processo de aprendizagem mais interessante, podem minimizar ou mesmo acabar com este problema”, alega Verinha na justificativa ao projeto.

Maiores Informações:
Gabinete da deputada estadual Verinha Araújo - PT
Fones: 613-2543 / 613-2545


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com