Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Segunda-feira, 13 de março de 2006 16h07


Projeto prevê criação de serviço voluntário

Deputado Bosaipo admite que principal objetivo é expandir o atendimento espiritual e religioso

JOSÉ LUIS LARANJA / SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO



O deputado Humberto Bosaipo (PFL) apresentou projeto de lei que cria o serviço voluntário de capelania na Assembléia Legislativa. O objetivo principal do projeto é expandir o atendimento espiritual e religioso aos servidores e seus familiares, assim como o público em geral. Consta ainda que o serviço voluntário estará subordinado à presidência da Casa, aceitando ou não indicações de novos voluntários a serem feitas pelo capelão.

“Todos os grupos sociais no mundo inteiro têm suas religiões, e o que elas costumam ter em comum é a fé em um ser superior, a intermediação, um sacerdote com essa força além da humana e um senso de comunidade e de conjunto”, explicou Bosaipo.

Para o deputado, o Brasil é um país católico, mas também, o país da abertura religiosa, da variedade de crenças e do sincretismo. “É essa dupla verdade que faz a beleza e as agruras da religiosidade brasileira”, afirmou o parlamentar.

O candidato a capelão deverá apresentar, além da prova de formação em teologia, currículo vitae e indicação de sua origem religiosa, assinado por seu superior hierárquico. “O conforto espiritual, a palavra de ânimo e esperança, independente de credo ou religião professada, auxiliam na manutenção do equilíbrio emocional, tão importante nesses momentos mais delicados da vida de todo ser humano”, lembrou Bosaipo.

De acordo com o parlamentar, a Capelania é um serviço de caráter voluntário, voltado para esta finalidade, e “não há, aqui, nenhuma proposta de conversão, doutrinação ou de cruzada evangelista em favor de nenhuma religião. Trata-se apenas do amparo fraterno, da conversação leve e positiva”, diz o deputado.

Mais informações:
Secretaria de Comunicação da Assembléia Legislativa
Fones: 3901-6310/6283


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com