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Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Segunda-feira, 13 de agosto de 2007 11h31


O DEPUTADO PERCIVAL MUNIZ (PPS) APRESENTOU PROJETO DE LEI SUGERINDO QUE PASSE A SER OBRIGATóRIA A DIVULGAçãO DOS CUSTOS DE PROPAGANDAS OFICIAIS DOS PODERES EXECUTIVOS, LEGISLATIVO E JUDICIáRIO DE MATO GROSSO EM RáDIO, TV, JORNAL E INTERNET. O OBJETIVO, SEGUNDO MUNIZ, é TORNAR MAIS TRANSPARENTE O USO DE RECURSOS PúBLICOS COM A PROPAGANDA.

Projeto prevê divulgação de gastos com publicidade

As autarquias, fundações, empresas que o governo tem situação majoritária, bem como os demais órgãos MPE, o TCE também terão que divulgar a todo o processo de produção

VALDEQUE MATOS / ASSESSORIA DE GABINETE



O deputado Percival Muniz (PPS) apresentou projeto de lei sugerindo que passe a ser obrigatória a divulgação dos custos de propagandas oficiais dos Poderes Executivos, Legislativo e Judiciário de Mato Grosso em rádio, tv, jornal e internet. O objetivo, segundo Muniz, é tornar mais transparente o uso de recursos públicos com a propaganda.

As autarquias, fundações, empresas que o governo tem situação majoritária, bem como os demais órgãos MPE (Ministério Público Estadual), o TCE (Tribunal de Contas do Estado), também terão que divulgar a todo o processo de produção, divulgação e veiculação de publicidade institucional.

Para o parlamentar, o projeto de lei, se aprovado, trará mais transparência ao poder público e propiciará à população, que é a verdadeira dona do dinheiro, ter o conhecimento, mais claro, em relação aos gastos com a publicidade.

“Com isso, não proibindo a publicidade, mas exigindo a divulgação, no ato da publicação ou que a propaganda vai ao ar, possibilitaremos que o cidadão, que contribui através dos impostos, saiba o quanto está sendo feito de seu dinheiro”.

Segundo Percival, a cada dia o poder público gasta mais com a divulgação de suas ações. Os gastos, muitas vezes, são maiores que os destinados para projetos de maior importância, como, por exemplo, os que atingem a área social. “Por isso, esta lei, baseada na legalidade e moralidade tão apregoadas pelos administradores públicos hoje em dia, além de possibilitar a transparência, busca explicitar o custo para a divulgação e a veiculação de cada peça publicitária pelos poderes do nosso Estado”, justifica.

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