Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Segunda-feira, 21 de julho de 2003 17h02


UM PROJETO QUE ESTá TRAMITANDO NA ASSEMBLéIA LEGISLATIVA PRETENDE GARANTIR EM LEI A NECESSIDADE DE O GOVERNO DO ESTADO PROVIDENCIAR CONDIçõES DE TRABALHO PARA OS SENTENCIADOS DO SISTEMA PRISIONAL. O OBJETIVO DA INICIATIVA é POSSIBILITAR A REINSERçãO SOCIAL DOS REEDUCANDOS, ASSEGURANDO AINDA UMA FONTE DE RENDA PARA O SUSTENTO DE SUAS FAMíLIAS. O PROJETO é DA DEPUTADA VERA ARAúJO (PT)...

Projeto quer garantir trabalho nos presídios

Deputada pede atividade remunerada não inferior a um salário mínimo

SERGIO FERNANDES / ASSESSORIA DE IMPRENSA DE GABINETE



Um projeto que está tramitando na Assembléia Legislativa pretende garantir em Lei a necessidade de o Governo do Estado providenciar condições de trabalho para os sentenciados do Sistema Prisional. O objetivo da iniciativa é possibilitar a reinserção social dos reeducandos, assegurando ainda uma fonte de renda para o sustento de suas famílias. O Projeto de Lei é de autoria da deputada Verinha Araújo, do PT.

O projeto da deputada determina que o Poder Executivo destinará estruturas físicas e incentivará parcerias com entidades privadas para o trabalho dos sentenciados. A intenção é de que o Estado disponibilize também cursos profissionalizantes nas unidades do Sistema Prisional, fornecendo certificados ao seu término.

Pelo projeto, esta atividade dos reeducandos será remunerada, não sendo inferior a um salário mínimo, sendo que a carga horária e condições de trabalho serão definidas na regulamentação da Lei. Os dias de trabalho, como determina legislação já existente, serão empregados na remissão da pena. Pensões alimentícias, hoje suspensas devido à inatividade do apenado, poderiam ser retomadas com a aprovação da proposta.

Para Verinha, garantir em Lei o trabalho no Sistema Prisional é importante, já que o excesso de população carcerária e a ociosidade dentro dos presídios têm sido causa de inúmeros conflitos.

"O projeto visa, sobretudo, a resgatar a cidadania desses reeducandos, com a diminuição da pena e sua reinserção no convívio social, dando-lhes, além de uma ocupação, uma oportunidade de serem assalariados, voltando a auxiliar suas famílias", argumenta Verinha na justificativa do projeto. Para ela, a pessoa que foi condenada por sentença penal passa a cumprir uma pena que objetiva não somente penalizar, mas também o caráter ressocializador e reeducador.

Mais informações:
Secretaria de Imprensa da Assembléia Legislativa
Fones: 613-2553 / 613-2597 / 9982-0261


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com