Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Sexta-feira, 1 de novembro de 2002 00h00


PROJETO TORNA OBRIGATóRIO EXAME DE AUDIçãO EM RECéM-NASCIDOS

Projeto torna obrigatório exame de audição em recém-nascidos

Meta é garantir maior desempenho das crianças nas funções que dependem diretamente da audição

MARIA NASCIMENTO / ALMT



A Assembléia Legislativa está a um passo de ampliar os direitos dos recém-nascidos com a aprovação de um projeto de lei que torna obrigatório o exame de audição no período neo-natal. O deputado J. Barreto (PL), autor do projeto, explicou que a Secretaria de Saúde do estado fica obrigada a providenciar para todos os recém nascidos que estiverem em acompanhamento de puericultura na Rede Pública Estadual, façam os exames de audição para o diagnóstico de capacidade auditiva.

Barreto disse que segundo estudos, apenas 25% (vinte e cinco por cento) das crianças que tiveram esta deficiência descoberta após os seis meses de vida, conseguiu desenvolver uma linguagem normal. De acordo com o projeto, nos casos em que o referido exame acusar surdez ou deficiência auditiva, o respectivo tratamento deverá ser iniciado imediatamente.

“Segundo estudos realizados pela conferência da Associação Americana para o Desenvolvimento da Ciência 90% (noventa por cento) das crianças surdas ou com alguma deficiência auditiva podem desenvolver linguagem normal se sua capacidade for descoberta durante os seis primeiros meses de vida e, se forem tomadas providências para ajuda-las”, informou o parlamentar.

Secretaria de Imprensa
Rosana Carrilho


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com