Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quinta-feira, 20 de outubro de 2005 12h59


UMA PARCERIA ENTRE A ASSEMBLéIA LEGISLATIVA, DEPARTAMENTO DE TRâNSITO (DETRAN) E SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE (SEMA), COM OBJETIVO DE REVITALIZAR 33 HECTARES DE áREA AO REDOR DE UMA LAGOA SITUADA NO COMPLEXO POLíTICO DE CUIABá, REUNIU DEPUTADOS E SECRETáRIOS DE ESTADO. A OBRA AVALIADA EM R$ 2,2 MILHõES TEM PRAZO DE ENTREGA PREVISTO PARA O PRóXIMO ANO. AO TODO SãO 2 QUILôMETROS DE TRILHAS E ESPAçO PARA A CONSTRUçãO DE UM CENTRO

Projetos da AL revitalizam lagoa do Paiaguás

Deputados Carlos Brito e Vera Araújo são autores de propostas para a revitalização da área em torno da lagoa

SID CARNEIRO / SECRETARIA DE IMPRENSA



Uma parceria entre a Assembléia Legislativa, Departamento de Trânsito (DETRAN) e Secretaria de Meio Ambiente (SEMA), com objetivo de revitalizar 33 hectares de área ao redor de uma lagoa situada no complexo político de Cuiabá, reuniu deputados e secretários de Estado. A obra avaliada em R$ 2,2 milhões tem prazo de entrega previsto para o próximo ano. Ao todo são 2 quilômetros de trilhas e espaço para a construção de um Centro Educacional Ambiental tendo um restaurante, um museu natural (com espécie da fauna e flora), histórico e antropológico, com diversos atrativos, como a cidade de trânsito mirim.

A proposta, que tem gerado discussões sobre a paternidade de projetos que serão debatidos para iniciar as obras de criação de um parque temático deu o tom dos discursos hoje (20), às margens da lagoa.

O presidente do Detran, Moisés Sachetti afirmou que desde 2003, quando assumiu a pasta, tinha planos para recuperar a área que até pouco tempo, era referência da criminalidade e acidentes por afogamentos em Cuiabá devido ao abandono do local pelos poderes públicos. Somente após a transferência da Assembléia Legislativa do centro de Cuiabá para o CPA é que as autoridades perceberam a importância da lagoa para a comunidade do residencial Paiaguás e para o enriquecimento cultural e turístico da cidade.

“O fato de termos mudado para o CPA valorizou a área entorno da lagoa que hoje é vista até como cartão postal de Cuiabá”, disse a deputada Vera Araújo (PT), que em março deste ano teve aprovado projeto de resolução mostrando a necessidade da realização de estudo de impacto ambiental para a construção de trilhas, calçadas para caminhadas e outras atividades de lazer com o objetivo de preservar a mata nativa existente no local.

“A lagoa sempre existiu, mas não era valorizada. Não importa de quem partiu a iniciativa, mas sim a sensibilidade do governo que atendeu uma reivindicação antiga da comunidade”, afirmou Vera.

O presidente da Comissão de Meio Ambiente, Sérgio Ricardo (PFL) disse que a iniciativa do governo mostra a sintonia entre os poderes que estão preocupados com a preservação de áreas antes deixadas de lado, porque não se pensava na qualidade de vida da população. “Hoje estamos abertos para discutir ações em benefício do meio ambiente e buscando alternativas para a preservação da natureza”, afirmou Sérgio lembrando ainda, que o legislativo e o governo intensificam as discussões em torno da aprovação de um projeto de lei para o zoneamento ecológico e econômico de Mato Grosso.

Autor de uma das propostas, o deputado Carlos Brito (PDT) assegurou que a revitalização da lagoa que ele denominou em um requerimento de “Lagoa Paiaguás” promove mais qualidade de vida para a sociedade cuiabana que na esteira de parques temáticos fica mais rica culturalmente preservando suas áreas nativas.

“Muitos tinham idéia de usar a área, mas não se lançaram com propostas. Pensamos nisso muito antes quando ainda estávamos na Casa Civil e colocamos em prática hoje com a participação maciça do governo”, disse. Brito é autor do requerimento 004/05 que propôs a definição de um nome para a lagoa e a utilização de seus espaços.

. Mais Informações
Secretaria de Imprensa da Assembléia Legislativa Fones: 3901 – 6680


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com