Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Segunda-feira, 8 de setembro de 2008 11h24


OS PODERES PúBLICOS, NOS VáRIOS NíVEIS, TêM CRIADO E ORGANIZADO SERVIçOS, HOSPITAIS, AMBULATóRIOS E INSTITUIçõES ESPECIALIZADAS A DIVERSOS SEGMENTOS DA SOCIEDADE COMO AS UNIDADES HOSPITALARES VOLTADAS àS CRIANçAS E AOS ADOLESCENTES. AQUI EM MATO GROSSO, O PRESIDENTE DA ASSEMBLéIA LEGISLATIVA, DEPUTADO SéRGIO RICARDO (PR),

Proposta cria hospital específico à mulher

As unidades hospitalares serão responsáveis pelo diagnóstico e tratamento de patologias femininas

ELZIS CARVALHO / SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO



Os Poderes públicos, nos vários níveis, têm criado e organizado serviços, hospitais, ambulatórios e instituições especializadas a diversos segmentos da sociedade como as unidades hospitalares voltadas às crianças e aos adolescentes.

Aqui em Mato Grosso, o presidente da Assembléia Legislativa, deputado Sérgio Ricardo (PR), apresentou um projeto de lei estendendo esse benefício às mulheres. A proposta do parlamentar autoriza o Executivo a criar o Hospital da Mulher. O hospital, segundo ele, vai servir de centro de atenção dedicado às necessidades do público feminino.

De acordo com as normas contidas na proposta, as unidades hospitalares serão responsáveis pelo diagnóstico e tratamento de patologias femininas. Para instituir e manter o Hospital da Mulher, o Executivo utilizará recursos próprios e oriundos do Ministério da Saúde e também de convênios com instituições nacionais e internacionais.

“Verificamos na rede médico-assistencial, com raríssimas exceções, carência de recursos humanos, materiais, técnicos e de equipamentos. Há evidente dispersão desses recursos e precária utilização. Quando eles são escassos, limitados, é de todo recomendável sempre evitar desperdícios e se aproveitar ao máximo os disponíveis”, destacou Sérgio Ricardo.

O parlamentar disse ainda que há inúmeras patologias femininas que podem ser prevenidas e tratadas precocemente, sendo que, a generalização assistencial tem conduzido à superficialidade com prejuízos evidentes para todos.

A criação do Hospital da Mulher, de acordo com Sérgio Ricardo, proporcionará à sociedade um centro de referência para atendimento em terceiro nível, dotado de recursos de diagnóstico e tratamento altamente especializado em questões de saúde da adolescente e da mulher, com suas peculiaridades.

“Neste hospital, novas conquistas ocorrerão, com atendimento permanente, preparando recursos multiprofissionais e interdisciplinares, em constante preocupação com o melhor para a saúde da mulher”, observou o deputado.

Mais Informações:
Secretaria de Comunicação da AL
Fone: 3901-6310


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com