Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quinta-feira, 17 de junho de 2004 17h53


O TRIBUNAL DE JUSTIçA ENCAMINHOU à ASSEMBLéIA LEGISLATIVA UM PROJETO DE LEI PROPONDO A CRIAçãO DE UM JUIZADO ESPECIAL CIVIL NA COMARCA DE CUIABá E UM JUIZADO ESPECIAL CRIMINAL NA COMARCA DE VáRZEA GRANDE, COM OS SEUS RESPECTIVOS CARGOS.O TRIBUNAL DE JUSTIçA, DESEMBARGADOR JOSé FERREIRA LEITE, DIZ QUE A CRIAçãO DAS COMARCAS é ABSOLUTAMENTE NECESSáRIA...

Proposta está tramitando na Assembléia Legislativa

Um Juizado Especial Civil e um outro Criminal serão criados nas Comarcas de Cuiabá e Várzea Grande, respectivamente

ELZIS CARVALHO / SECRETARIA DE IMPRENSA



O Tribunal de Justiça encaminhou à Assembléia Legislativa um projeto de lei propondo a criação de um Juizado Especial Civil na Comarca de Cuiabá e um Juizado Especial Criminal na Comarca de Várzea Grande, com os seus respectivos cargos.

Na justificativa da mensagem o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador José Ferreira Leite, diz que a criação das Comarcas é absolutamente necessária, inadiável e imprescindível, em virtude do acentuado crescimento dos serviços judiciários nas duas cidades.

“Os processos se avolumam nos Juizados Especiais, quer em razão da sua competência, quer pelo atendimento a grande parte da população, ou ainda pelo serviço ser gratuito”, observou.

Pela proposta, a competência a jurisdição, denominação e demais atos serão definidos e editados pelo Conselho de Supervisão dos Juizados Especiais. O projeto cria dois cargos de juiz de direito de Entrância Especial. As despesas correrão à conta da verba orçamentária própria, suplementada se necessário.

O desembargador disse ainda que os juizados são de suma importância para o prosseguimento do trabalho que vem sendo realizado pelos demais Juizados Especiais já instalados. “Os juizados serão implantados em região da Comarca com enorme densidade demográfica, possuindo grande fluxo de procura a outros juizados de seus domicílios”.

Segundo o presidente José Ferreira Leite, a provação da mensagem estará atendendo a antigos anseios do povo mato-grossense. “A intenção é levar uma justiça ágil, célere, eficiente e gratuita à população, contribuindo para o progresso e desenvolvimento de Mato Grosso, garantindo a paz social”, destacou.

Mais Informações:
Secretaria de Imprensa da Assembléia Legislativa
Fones: 613-2553 / 2597 / 9982-0261 e 9603-0580


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com