Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Segunda-feira, 4 de setembro de 2006 08h33


ATé O MOMENTO, NESTA LEGISLATURA, Já FORAM APRESENTADOS 46 PROJETOS DE ´LEI QUE GARANTEM ALGUMA FORMA DE DIREITO àS MULHERES. A DEPUTADA VERINHA ARAúJO, DO PT, FOI A PARLAMENTAR QUE MAIS PRODUZIU PROPOSTAS RELACIONADAS àS QUESTõES DE GêNERO. NA MAIORIA, OS PROJETOS APRESENTADOS GARANTEM DIREITOS...

Propostas de Verinha garantem direitos à mulher

A deputada é autora da Lei nº 8.222/04 que institui a Semana Estadual de Luta contra o Câncer de Mama

SÉRGIO FERNANDES / ASSESSORIA DE GABINETE



Até o momento, nesta legislatura, já foram apresentados 46 projetos de ´lei que garantem alguma forma de direito às mulheres. A deputada Verinha Araújo, do PT, foi a parlamentar que mais produziu propostas relacionadas às questões de gênero. Na maioria, os projetos apresentados garantem direitos à mulher na área da saúde.

Um dos projetos de Verinha teve como objetivo determinar que, 30%, no mínimo, dos cargos em comissão ou de órgãos colegiados da administração pública estadual fossem destinados às mulheres. Outro projeto visou a criação, na Estrutura da Secretaria de Trabalho, Emprego, Cidadania e Ação Social, da Coordenadoria Especial da Mulher. O objetivo seria a formulação de políticas públicas específicas às mulheres. Este proposta foi aprovada, mas recebeu o veto do Executivo.

Também versam sobre direito sociais projetos como os seguintes: - Dispõe sobre o atendimento da mulher pelos programas habitacionais populares (em tramitação); - Institui o programa que objetiva a promoção, a qualificação e a inserção da mão-de-obra feminina no mercado de trabalho; (em tramitação) e - Veda qualquer forma de discriminação racial, ao idoso, à pessoa portadora de necessidades especiais, ao credo e à mulher (vetado).

Um dos projetos teve como tema a violência doméstica, ao determinar a notificação compulsória de violência contra mulher atendida nos serviços de urgência e emergência. Este também foi vetado pelo Executivo.

Alguns dos projetos da área da saúde da mulher apresentados pela deputada prevêem os seguintes direitos: - Determina procedimentos para a realização de cirurgia plástica reparadora da mama; Institui a Semana Estadual de Luta contra o Câncer de Mama (Lei nº 8.222/04) e - Cria o Programa Vida Nova Mulher Mastectomizada.

Mais informações
Assessoria de Gabinete
Fones: 3901-6310/ 6283


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com