Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quinta-feira, 19 de fevereiro de 2004 17h48


O DIRETóRIO DE CUIABá DO PARTIDO SOCIALISTA BRASILEIRO (PSB) ANUNCIOU HOJE ESTAR NA DEPENDêNCIA DE R$ 500 MIL PARA TER UMA CANDIDATURA A PREFEITO DEFINIDA DO DEPUTADO ELIENE LIMA. O PARLAMENTAR DISSE QUE O VALOR é O NECESSáRIO PARA PROPAGANDA DE RáDIO E TV...

PSB depende de recursos para lançar Eliene

Presidente do Diretório do PSB na Capital diz que tem chapa de vereador melhor que PPS, PT e PMDB. Partido decide até abril se permanecerá com pré-candidato

JONAS DA SILVA / SECRETARIA DE IMPRENSA



O Diretório de Cuiabá do Partido Socialista Brasileiro (PSB) anunciou hoje estar na dependência de R$ 500 mil para ter uma candidatura a prefeito definida do deputado estadual Eliene Lima. O parlamentar disse que esse investimento é o necessário para o partido levar sua mensagem para os cuiabanos por rádio e televisão.

O presidente do diretório municipal, suplente de deputado, Wilson Teixeira Dentinho, disse que com esse valor Eliene está pré-candidato à eleição. O partido manterá conversações com outros pré-candidatos. Dirigentes e pré-candidatos a vereador concederam entrevista coletiva nesta quinta-feira, no Comitê de Imprensa da Assembléia Legislativa, para afirmar a disposição.

“Estamos querendo cortar o cordão umbilical de sempre eleger candidatos dos outros”, avisou Dentinho.

Eliene disse que aceita ser soldado do partido e que o nome é viável com o recurso mínimo para estruturar a campanha eleitoral. A definição de candidatura própria ainda esbarra na aprovação de projeto de lei para propaganda eleitoral ao vivo na televisão, o que diminui custos, diz Eliene.

“Considero irresponsabilidade lançar candidatura e não efetivar para negociar. Isso é muito usado. Alguém lança nome para depois barganhar”, acentuou sobre fato comum das últimas eleições, como no caso da eleição do prefeito de Cuiabá, Roberto França (PPS). “O ambiente de disputa do outros partidos e aqui nós não temos, como na disputa interna do PPS”.

Ele e Dentinho disseram que os recursos podem vir do fundo partidário e da estratégia que o partido entender ser importante ter candidatura própria em Cuiabá. Além de Eliene, foi citado o nome da professora Jacy Proença, como pré-candidata, caso haja recuo do deputado.

Segundo o dirigente, pesquisa que o partido teve acesso indica Eliene com 6% da intenção dos votos, sem ter lançado oficialmente o nome. Até abril ou maio o partido define se permanecerá ou não com pré-candidato.

Eliene e Dentinho disseram que em caso de não haver candidatura própria da sigla, o partido é leve o suficiente e não tem resistência para compor com as principais siglas partidárias que já têm pré-candidato, como o PT, o PPS, PSDB e o PMDB, com os quais a agremiação já teve conversa.

O partido estipula que com 25 pré-candidatos a vereador tem condição de eleger dois vereadores, sendo 10 com média de 3 mil votos cada. O presidente do Diretório do PSB na Capital diz que tem chapa de vereador melhor que PPS, PT e PSDB. Entre os pré-candidatos, além dos vereadores Éden Capistrano e João Batista, Eliene citou o bancário e sindicalista Dilemário Alencar e o professor Helinho Pimenta, entre outros nomes.

““Não vamos fechar a porta e vamos continuar a conversar com todos os partidos. Vamos buscar apoio do nacional para viabilizar a candidatura própria. A decisão final de ter candidato próprio será junto com os candidatos a vereador e a direção”, explicou Dentinho.

Para provar seu desempenho de competitivo, Eliene informou que nas últimas quatro eleições têm sido crescente a aceitação do seu nome pelos eleitores da Capital.

O parlamentar citou que na eleição de 2002, foi o segundo deputado mais votado em Cuiabá, quando na eleição de 1998 havia sido o terceiro mais votado em Cuiabá para deputado e em 1994, obteve a quinta maior votação. O pré-candidato tem respaldo da direção nacional do partido e do ministro da Ciência e Tecnologia, Eduardo Campos, e do governador de Alagoas, Ronaldo Lessa, para sua missão eleitoral em Mato Grosso.

Mais informações:
Secretaria de Imprensa Assembléia Legislativa
Fones: 613 2553 / 9982 0261


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com