Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quarta-feira, 14 de janeiro de 2004 12h44


PT pode discutir relacionamento com Maggi dia 19

SÉRGIO FERNANDES / ASSESSORIA DE GABINETE



O relacionamento entre o Partido dos Trabalhadores e o Executivo Estadual pode ser um dos temas que estarão em discussão durante a visita a Cuiabá, no próximo dia 19, do presidente nacional do partido, José Genoíno. Este é a expectativa da deputada estadual Verinha Araújo, que pediu seu desligamento da bancada de sustentação do governo desde outubro do ano passado.

Na ocasião, quando pediu o desligamento, em função de problemas no relacionamento com o Executivo, Verinha alegou que o mesmo teria caráter temporário e remeteu a discussão sobre o relacionamento com o governo Maggi ao Diretório Regional do PT. A direção do partido não discutiu o relacionamento com o Executivo sob a alegação de que o apoio ao governador Blairo Maggi havia sido decido com a participação da representação nacional do PT e que essa discussão deveria contar, portanto, com alguém da Executiva Nacional. Para Verinha, essa condição estaria satisfeita agora, com a vinda de Genoíno.

Verinha conversou com o presidente nacional do PT em Brasília, durante uma reunião da Executiva Nacional, no mês de dezembro (13/12). De acordo com ela, Genoíno ficou de encaminhar esta discussão para o começo de 2004.

Para a deputada, os fatos que estão acontecendo reforçam cada vez mais a necessidade de que esta discussão seja feita o quanto antes. “Basta ver o espaço cada vez maior que o governador Blairo Maggi está dando para o PFL em sua administração”, argumenta. O PFL, juntamente com o PSDB, são os dois principais partidos de oposição ao governo Lula. “E o partido já se posicionou, inclusive, contra alianças com estes partidos para as próximas eleições”, reforça Verinha.

Quando se desligou da bancada de situação, Verinha alegou que não havia diálogo entre o Executivo e os parlamentares. As propostas chegavam aos deputados sem discussão prévia, só para homologação. Como os projetos chegam em caráter de urgência urgentíssima, a aprovação é feita sem que os parlamentares possam melhor avaliar o conteúdo das propostas. Uma dos projetos de Maggi que Verinha considerou contra o interesse da sociedade foi a aprovação das Organizações Sociais (OS). Para Verinha, com este projeto foi perigosamente aberta uma porta para a privatização de importantes setores do serviço público, em áreas como a saúde, educação, cultura e meio ambiente. “O governo Maggi, com este projeto, poderá contratar pessoas para estas áreas sem a realização de concurso público, através das OS”, adverte a deputada.

Maiores Informações:
Gabinete da deputada estadual Verinha Araújo - PT
Fones: 613-2543 / 613-2545


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com