Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quinta-feira, 7 de outubro de 2004 16h06


TéCNICOS DA FUNDAçãO ESTADUAL DO MEIO AMBIENTE (FEMA), SOB A COORDENAçãO DE VâNIA MARIA GUEDES CEZAR, REALIZAM NESTA QUINTAFEIRA (08), àS 09 HORAS, PALESTRA SOBRE CONSCIENTIZAçãO AMBIENTAL NO AUDITóRIO MILTON FIGUEIREDO – PLENARINHO DA ASSEMBLéIA LEGISLATIVA...

Reciclagem será tema de evento

As palestras versarão sobre a conscientização ambiental e visam implementar mudança de hábito nos servidores

ADEILDO LUCENA / SECRETARIA DE IMPRENSA



Técnicos da Fundação Estadual do Meio Ambiente (FEMA), sob a coordenação de Vânia Maria Guedes Cezar, realizam amanhã (08), às 09 horas, palestra sobre conscientização ambiental no Auditório Milton Figueiredo – Plenarinho da Assembléia Legislativa.

O objetivo, segundo Sandra Heloisa Pereira Lopes, gerente do programa de Coleta Seletiva do Lixo da Secretaria de Administração e Patrimônio do Legislativo, “é implementar mudança de hábito nos servidores. Daí, a necessidade do comparecimento de um maior número possível de pessoas, porque o programa terá sucesso se contar com a participação de todos”.

O programa, que é resultante da Resolução nº 319, de autoria do deputado Zeca D`Ávila (PFL), além da questão da conscientização, visa a implementação de um programa de coleta seletiva de lixo. Inclusive, faz parte do Plano Estratégico da Assembléia.

Inicialmente, três projetos já estão sendo trabalhados para sua implantação na Assembléia Legislativa. Segundo a assessoria de gabinete do deputado Zeca D`Ávila são a reutilização do papel, oficina de reciclagem e fortalecimento da consciência ambiental.

A idéia inicial para implantação do programa, que partiu do deputado Zeca D`Ávila, surgiu com a constatação de que o papel tem uma grande importância nas atividades diárias desenvolvidas no Poder Legislativo, sendo por isso muito utilizado. Assim, ao propor o serviço de coleta de papel para reciclagem, o parlamentar teve em vista desenvolver uma consciência de uso racional de nossos recursos e ainda colaborar com entidades assistenciais por meio da destinação dos valores obtidos com a venda do papel reciclável.

“Dessa forma, além de auxiliar entidades assistenciais que desenvolvem importantes trabalhos para a sociedade mato-grossense, ao reciclar papel estaremos também reduzindo o volume de lixo e, conseqüentemente, colaborando para a preservação das florestas e do meio ambiente”, justificou Zeca D`Ávila.

O Projeto de Resolução inicial, que instituiu o Programa de Coleta Seletiva de Papel Reciclável no Âmbito da Assembléia Legislativa, foi substituído integralmente depois pela resolução nº 13/2004, passando a ser um programa de coleta seletiva de lixo. E um dos motivos que levaram a essa iniciativa, foi a construção e a mudança para a nova sede do Legislativo.

“Resolvemos ampliar o projeto inicial para incluir os demais materiais recicláveis (vidro, plásticos e metais), incluir novas orientações para a implantação do programa e estimular a TV Assembléia a inserir em sua programação matérias, programas, entrevistas e/ou propagandas sobre o tema reciclagem, contribuindo para a formação do cidadão”, destacou o deputado.

Zeca D`Ávila observou ainda que a imediata inclusão do programa no Plano Estratégico, foi porque ele visa dar uma nova roupagem às ações da Assembléia Legislativa, não em busca apenas da eficiência, mas, principalmente, a eficácia das realizações do Legislativo e a satisfação de seu maior cliente: a sociedade mato-grossense.

Mais informações:
Secretaria de Imprensa da Assembléia Legislativa
Fones: 613-2553/ 613-2597/ 9982-0261


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com