Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Terça-feira, 10 de agosto de 2004 17h21


O DEPUTADO ESTADUAL SEBASTIãO REZENDE (PTB) DISSE QUE AS ELEIçõES 2004 TERãO UM DIFERENCIAL, COM NúMEROS MAIS REAIS GRAçAS A REVISãO E A CORREIçãO ELEITORAL FEITAS PELO TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL E QUE AJUSTOU OS NúMEROS DE ELEITORES EM RELAçãO AO DE HABITANTES NOS MUNICíPIOS MATO-GROSSENSES. ELE ACREDITA QUE SERá REGISTRADO MENOR íNDICE DE ABSTENçõES QUE CHEGARAM A 20% NO úLTIMO PLEITO...

Resende acredita que correição garante eleições

Deputado é autor do pedido ao TRE que culminou com revisão e números mais justos para a disputa eleitoral. Ele vai agraciar ex-presidente do que realizou o trabalho

MARIA NASCIMENTO / SECRETARIA DE IMPRENSA



O deputado estadual Sebastião Rezende (PTB) disse que as eleições 2004 terão um diferencial, com números mais reais graças a revisão e a correição eleitoral feitas pelo Tribunal Regional Eleitoral e que ajustou os números de eleitores em relação ao de habitantes nos municípios mato-grossenses. Ele acredita que será registrado menor índice de abstenções que chegaram a 20% no último pleito.

“Em 2004 teremos eleições com menor índice de abstenções e com resultados mais reais que refletem a realidade habitacional dos municípios. Com isso a sociedade ganha, pois só votará nestes locais as pessoas que realmente residem lá, conhecem as necessidades e os postulantes aos cargos públicos. Ganham ainda os prefeitos que terão mais respaldo de uma maioria que realmente decide as eleições”, disse Rezende.

Ele é autor de solicitação ao Tribunal Regional Eleitoral que culminou com a correição eleitoral (quando a justiça vai até o eleitor) em 70 municípios e revisão eleitoral, (os eleitores procurando os cartórios ou a Justiça Eleitoral) em 32.

São municípios nos quais o número de eleitores era superior a 65% do número de habitantes, índice considerado normal pelo Tribunal Superior Eleitoral.

O trabalho foi realizado por determinação do então presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), desembargador Licinio Carpinelli Stefani e com continuidade pelo atual presidente, desembargador Flávio Bertin.

Pelos números do TRE, Cocalinho foi o município com maior redução de eleitorado. O cadastro local caiu 28,77%, saindo de 4.800 eleitores em 2002 para 3.419, este ano. Outros exemplos são Pedra Preta (- 19,39%), Santo Afonso (- 17,73%), Nobres (- 16,81%) e Diamantino (- 13,49%).

Segundo o TRE, foram cancelados 50 mil títulos de pessoas que estavam irregulares com a Justiça Eleitoral, não tendo votado nas últimas três eleições. Outros 40 mil documentos também foram excluídos do cadastro durante o processo de correição.

Reconhecimento

Em reconhecimento ao trabalho realizado à frente do Tribunal Regional Eleitoral, com ênfase a revisão e correição eleitorais nos municípios, a Assembléia Legislativa vai agraciar nos próximos dias o ex-presidente do Tribunal Regional Eleitoral Licinio Carpinelli Stefani com uma Moção de Congratulações.

O autor da indicação que foi aprovada por unanimidade é o deputado Sebastião Rezende.

Mais Informações:
Secretaria de Imprensa da Assembléia Legislativa
Fones: 613-2597-9982-0261


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com