Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Sexta-feira, 26 de maio de 2006 16h11


O FUTURO DA EDUCAçãO SUPERIOR NA REGIãO DE PEDRA PRETA (243KM A SUDESTE DE CUIABá) COMEçARá A SER TRAçADO NA PRóXIMA 3ª FEIRA (30), NA CâMARA DE VEREADORES LOCAL. NA OCASIãO, O REITOR DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO (UNEMAT), TAISIR MAHMUDO KARIM, E O DEPUTADO JOSé CARLOS FREITAS (PFL) IRãO SE REUNIR COM AUTORIDADES...

Reunião definirá instalação da Unemat

Negociações entre Freitas e a instituição estão em fase avançada. A cada ano, falta de ensino público na região prejudica centenas de estudantes

FERNANDO LEAL / ASSESSORIA DE GABINETE



O futuro da educação superior na região de Pedra Preta (243km a sudeste de Cuiabá) começará a ser traçado na próxima 3ª feira (30), na Câmara de Vereadores local.

Na ocasião, o reitor da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), Taisir Mahmudo Karim, e o deputado José Carlos Freitas (PFL) irão se reunir com autoridades e representantes dos segmentos organizados e da sociedade para discutir a implantação de um Núcleo Pedagógico no município.

As articulações iniciais de Freitas visavam a instalação de um campus, em atenção aos pedidos dos vereadores Semy Mendes de Freitas, Mauri Justino Alves, José Luciano Duran e Nancy Konno Bereta, todos do PPS.

Os parlamentares se referiram ao grande índice de vestibulandos e acadêmicos que precisam se deslocar para outras cidades e à “despesa onerosa para os cofres públicos” do município com o transporte dos estudantes para Rondonópolis.

“Além disso, a qualidade do ensino e o quadro de professores oferecidos pela Unemat certamente ajudarão na excelência dos futuros profissionais formados pela instituição”, salientaram os vereadores em ofício encaminhado ao deputado. Para Freitas, esses itens se somam à urgente necessidade de ampliação da mão-de-obra especializada em Pedra Preta, como forma de estabelecer um crescimento qualificado a partir da ampliação do conhecimento técnico-científico dos profissionais locais.

Hoje, segundo Karim, a Unemat pode disponibilizar um Núcleo Pedagógico capaz de atender turmas especiais formadas com base na demanda do município. “No encontro, vamos apresentar a Unemat e sua estrutura no Estado, e a implantação do núcleo. A audiência servirá para esclarecermos todos os aspectos inerente às necessidades de Pedra Preta”, confirmou Taisir Karim.

De acordo com o secretário de Educação local, Eder Antonio dos Santos, além da economia com a eliminação do transporte escolar, a presença da instituição vai valorizar os alunos que concluem o ensino médio e não podem se deslocar para Rondonópolis”, disse o secretário.

Ele observou que o município atende pelo menos cerca de 200 estudantes universitários e que, todo os anos, aproximadamente 100 a 120 alunos que concluem o ensino médio param de estudar por não ter condições de pagar uma universidade. “Em princípio, a área definida é a pedagógica”, completou Eder dos Santos.

Secretaria de Comunicação com Assessoria de Gabinete
Fones: 3901-6310 / 3901-6701


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com