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Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Segunda-feira, 24 de outubro de 2005 18h28


A COMISSãO ESPECIAL QUE ANALISA OS INVESTIMENTOS NAS ESCOLAS AGRíCOLAS MATO-GROSSENSES SE REúNE HOJE (25) àS 16 HORAS, PARA DISCUTIR A SITUAçãO FINANCEIRA DAS INSTITUIçõES DE ENSINO NAS áREAS AGRíCOLAS DO ESTADO. OS DEPUTADOS QUE COMPõEM A COMISSãO, PRESIDIDA PELO PARLAMENTAR Zé CARLOS DO PáTIO (PMDB) DEBATERãO A SITUAçãO ECONôMICA E OS INVESTIMENTOS QUE VêM SENDO FEITOS NESSAS ESCOLAS...

Reunião discutirá situação de escolas agrícolas

Comissão Especial que analisa os recursos financeiros disponibilizados aos centros de ensino agrícola debaterá amanhã a situação financeira das instituições

FERNANDA BORGES / SECRETARIA DE IMPRENSA



A Comissão Especial que analisa os investimentos nas escolas agrícolas mato-grossenses se reúne hoje (25) às 16 horas, para discutir a situação financeira das instituições de ensino nas áreas agrícolas do Estado.

Os deputados que compõem a Comissão, presidida pelo parlamentar Zé Carlos do Pátio (PMDB) debaterão a situação econômica e os investimentos que vêm sendo feitos nessas escolas. Participarão do evento ainda, os deputados Dilceu Dal Bosco (PFL) - vice-presidente; Chico Daltro (PP)- relator; Vera Araújo (PT) e Sérgio Ricardo (PPS) –membros; além de representantes dos setores agrícolas do estado.

A criação desta comissão foi sugerida em abril deste ano, após uma audiência pública requerida pelo próprio deputado Zé Carlos do Pátio. O parlamentar explica que através de uma minuciosa análise constatou-se que as escolas de ensino agrícola de Mato Grosso estão sendo fechadas, em sua maioria, por falta de investimentos. Segundo Pátio mais de 20 que foram fechadas em 2004. “Estamos buscando alternativas para que consigamos modificar esse quadro, até porque Mato Grosso é um estado eminentemente agrícola. Temos que investir e dar condições de estudo dentro dessas escolas”, explicou o parlamentar.

O pemedebista vem apresentando ao parlamento, ao longo deste ano, alternativas para tentar resolver a situação dessas instituições, considerada crítica quanto à subsistência em território estadual.

Uma dessas alternativas seria a transferência de parte dos recursos do Incentivo do Algodão- Programa de incentivo a plantação do algodão no âmbito da Secretaria de Desenvolvimento Rural de Mato Grosso - para as escolas agrícolas. A idéia é retirar 15% dos recursos e transferir para as instituições.

Outra solução apresentada é a utilização de parte dos recursos provenientes da receita dos impostos dos municípios repassados à Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat) para as escolas agrícolas de Mato Grosso. Além dessas propostas a Comissão ainda deve estudar outras de parlamentares e de setores ligados à educação e ao ensino agrícola.

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