Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Sexta-feira, 11 de março de 2005 11h35


Reunião marca inicio de discussões

FERNANDA BORGES / SECRETARIA DE IMPRENSA



A coordenadora da Sala da Mulher na Assembléia Legislativa, Roseli Barbosa, reuniu neste dia 10, mulheres de deputados, personalidades políticas e funcionárias da Casa num coquetel que marcou o início das discussões para reabertura do setor. A esposa do deputado estadual Nataniel de Jesus (PMDB, Ana Lúcia Alves Marinho Ferreira destacou a importancia da Sala e disse que a categoria irá ganhar muito com a oportunidade. Roseli disse que no encontro foi possível conhecer as idéias que cada colaboradora tem sobre a formatação da Sala e o que pode ser oferecido ao público quando o setor estiver em funcionamento.

“Este é como um primeiro contato. Vamos conhecer a personalidade de cada uma; colocar o que acham e o que querem num papel; vamos colaborar para o desenvolvimento intelectual, político e social das mulheres”, explicou Roseli. Num bate-papo informal, algumas propostas foram apresentadas visando reformular o quadro de tarefas que a Sala irá oferecer. A princípio, a sala será ponto de referência na Assembléia para reuniões, discussões, palestras e cursos voltados para mulheres.

A vereadora e presidente da Câmara de Cuiabá, Chica Nunes (PSDB) esteve no encontro e destacou a importância de setorizar as ações que atendem a classe feminina. Tanto, que fez questão de destacar os trabalhos que a Sala da Mulher da Câmara Municipal vem realizando. “Desde amparo a mães e famílias de drogados até orientação sobre atendimentos a Saúde da mulher como por exemplo, esterilização feminina. Nós oferecemos e buscamos apoio e parceria”, declarou Nunes.

Em nome da Câmara Municipal, Nunes apresentou uma sugestão para que as esposas dos deputados transformem em projetos antes da reinauguração da Sala. Trata da formatação de uma emenda que cria uma coordenadoria de defesa da mulher em Cuiabá. “Neste caso tem que ser feito por emenda no orçamento. Isso a Câmara não tem competência para fazer. Mas estamos trabalhando sempre em parceria com a Delegacia da Mulher, que não tem qualquer estrutura para atender a demanda. A hora é essa de nos aliarmos”, declarou Nunes.

Janete Riva, secretária de Recursos Humanos da AL, concordou com a indicação da vereadora e pediu também que o setor seja trabalhado como suporte técnico para as mulheres que a ele recorrerem. Outro ponto lembrado por Janete é sobre o público priorizado pelo setor.

Neste caso, esposas de prefeitos que estiverem em visita a Capital do Estado também poderiam se beneficiar, recebendo cursos e orientações sobre violência contra mulher, o contexto político atual, locais para se recorrer em casos de doenças especificamente femininas entre outros temas. “Acreditamos que a Sala pode atender e bem, não só as mulheres, mas famílias inteiras que acabam sentido os benefícios do amparo”, explicou.

Mais Informações Secretaria de Imprensa da Assembléia Legislativa Fones: 613-2553-2597-9952-1211-9603-0580


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com