Quinta-feira, 28 de julho de 2005 09h16
A COMISSãO DE EDUCAçãO, CULTURA E DESPORTO DA ASSEMBLéIA LEGISLATIVA, EM PARCERIA COM A SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAçãO REALIZOU A PRIMEIRA REUNIãO ENTRE OS MEMBROS PARA EXECUçãO DO PROJETO PARLAMENTO MIRIM, DENTRO DO PROGRAMA JOVEM CIDADãO, PARTE DO PLANO ESTRATéGICO DA CASA. NESTA ETAPA, DISCUTE-SE A ...
Reunião marca início do projeto Parlamento Mirim
Uma reunião na tarde desta quarta-feira marcou o início dos trabalhos para efetivação do projeto, que pretende transformar alunos em legisladores por um dia
FERNANDA BORGES / SECRETARIA DE IMPRENSA
A idéia é que os alunos passem um dia como deputado estadual, exercendo a função legisladora e conhecendo todas as tramitações do poder. Serão 24 alunos de 5ª a 8ª eleitos como parlamentares e deverão apresentar um Projeto de Lei executável e com temas propostos pelo programa. “Eles terão um dia como deputado, defenderão seus partidos, serão diplomados e poderão vivenciar o parlamento como forma de exercício da cidadania”, disse o presidente da Comissão, deputado Humberto Bosaipo(PFL), que também é autor da lei que instituiu o programa.
Segundo o parlamentar, a proposta é começar no próximo mês de novembro com alunos de 5ª a 8ª série das escolas públicas e particulares de Cuiabá e Várzea Grande, passar para as cidades pólos em 2006 e, posteriormente, chegar aos demais municípios mato-grossenses.
Para participar e ser eleito Parlamentar Mirim o aluno deve estar matriculado e freqüentando regularmente a escola. Deve apresentar um projeto de lei, executável, nas áreas a serem designadas pela comissão organizadora. Todo o corpo escolar – alunos, funcionários, e os pais -podem contribuir com a idéia a ser defendida pelo aluno. A Escola pode apresentar mais de um projeto. Um desses projetos poderá se tornar lei no Estado.
Além do projeto, o aluno deverá defender um partido político que ele comporá dependendo do tema de seu projeto. Os partidos serão temáticos podendo ser: da Agropecuária; Cultura; Defesa do Consumidor; Direitos Humanos; Educação; Esportes; Habitação; Meio Ambiente; Minas e Energia; Saúde; Segurança Pública e Transporte.
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