Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Segunda-feira, 12 de junho de 2006 17h06


O DEPUTADO SEBASTIãO REZENDE (PPS), CRIOU UM PROJETO DE LEI QUE INSTITUI O PROGRAMA DE PREVENçãO E CONTROLE DO DIABETES, ATRAVéS DE DIAGNóSTICO PRECOCE, NAS CRIANçAS E ADOLESCENTES MATRICULADAS NA REDE PúBLICA DE ENSINO DO ESTADO...

Rezende propõe controle do Diabetes nas escolas

O programa tem os seguintes objetivos: efetuar pesquisas visando o diagnóstico precoce do diabetes em crianças e adolescentes, detectar através de exames, a doença ou a possibilidade da mesma vir a ocorrer em crianças e adolescen

SID CARNEIRO / SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO



Atualmente o aumento do número de pessoas com doenças crônico-degenerativas tem se constituído em um desafio para as secretarias de Saúde no país. Segundo a Organização Mundial da Saúde, o diabetes mellitus tipo 1 é uma das doenças crônicas da infância em esfera mundial. Nos Estados Unidos, de 651 mil casos diagnosticados a cada ano, 11 mil são em crianças e adolescentes. Ao analisar os números, o deputado Sebastião Rezende (PPS), criou um projeto de lei que institui o Programa de Prevenção e Controle do Diabetes, através de diagnóstico precoce, nas crianças e adolescentes matriculadas na rede pública de ensino do Estado.

O programa tem os seguintes objetivos: efetuar pesquisas visando o diagnóstico precoce do diabetes em crianças e adolescentes, detectar através de exames, a doença ou a possibilidade da mesma vir a ocorrer em crianças e adolescentes, evitar ou diminuir as complicações decorrentes do desconhecimento do fato de ser diabético mediante a adoção de procedimentos e tratamentos adequados.

“Mesmo considerando a disponibilidade de terapêuticas efetivas é ainda preciso compreender o quanto é penoso o tratamento para os portadores, famílias e sociedade, pois o diabetes tipo 1”, disse o deputado.

De acordo com os dados, freqüentemente a doença progride com seqüelas, como amputação, cegueira, nefropatia e retinopatia, comprometendo a qualidade de vida da pessoa. O diabetes mellitus requer da criança e adolescente diabético, das famílias e dos profissionais de saúde, esforços conjuntos para que os portadores atinjam um bom controle metabólico, a fim de minimizar as complicações advindas a longo prazo.

“Estes esforços devem ser direcionados para ajudar a criança e o adolescente a administrar o complexo regime de insulina, dieta e exercícios a fim de manter os níveis de glicose sangüínea dentro dos limites de normalidade, proporcionando-lhes qualidade de vida”.

O impacto de uma doença crônica, no caso o diabetes mellitus, sobre a família pode incidir sobre o comportamento somático, social e financeira, sendo freqüente encontrá-las inter-relacionadas.

O programa terá a finalidade de orientar a família e principalmente as mães que estão envolvidas no cuidado diário com o filho e que elas enfrentam dificuldades para colaborar com o regime de tratamento e controle do diabetes. Ainda dentro do programa, a secretaria de Saúde formará e capacitará equipes multi-profissionais especializadas para orientar e diagnosticar as crianças e adolescentes diabéticos, o que exigirá esforços conjuntos entre as instituições de ensino públicas.

O projeto do deputado prevê também, esclarecimentos com os alunos, para diagnóstico precoce e tratamento para evitar as complicações posteriores da diabete.

Mais Informações
Secretaria de Comunicação da AL
Fones: 3901 – 6310


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com