Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Segunda-feira, 10 de janeiro de 2005 17h29


PARA COIBIR O USO INDISCRIMINADO DE ANABOLIZANTES DE APLICAçãO ANIMAL, JUNTAMENTE COM ALGUMAS SUBSTâNCIAS VITAMíNICAS, POR PESSOAS QUE PRATICAM ESPORTES, E OBJETIVAM UM CORPO DEFINIDO E FORTE, é QUE O GOVERNADOR BLAIRO MAGGI VAI SANCIONAR O PROJETO DE LEI DE AUTORIA DO DEPUTADO JOSé CARLOS FREITAS (PFL)...

Riscos sobre anabolizantes devem ser divulgados

Proposta do deputado José Carlos de Freitas visa desestimular o uso indiscriminado e alertar a população sobre os danos causados à saúde

ADEILDO LUCENA / SECRETARIA DE IMPRENSA



Para coibir o uso indiscriminado de anabolizantes de aplicação animal, juntamente com algumas substâncias vitamínicas, por pessoas que praticam esportes, inclusive jovens, que objetivam um corpo definido e forte, é que o governador Blairo Maggi vai sancionar o projeto de lei de autoria do deputado José Carlos Freitas (PFL).

A proposta dispõe sobre a obrigatoriedade de afixar placas de advertência, sobre o uso inadequado de anabolizante nas dependências de academias de ginástica, clubes esportivos ou similares. Objetivo é alertar os consumidores sobre os perigos que essas substâncias representam para a saúde humana.

De acordo com Freitas, a necessidade da colocação de placas alusivas sobre o uso inadequado de anabolizantes, bem como suas conseqüências, tem como base casos recentes, ocorridos há alguns meses. Eles se referem a morte de jovens adolescentes que fizeram uso de anabolizante de aplicação animal e de algumas substâncias vitamínicas. “Isso mostra a facilidade com que essas drogas são adquiridas e utilizadas”, ressalta o parlamentar.

Na avaliação do deputado, esses produtos são adquiridos de forma considerada fácil, em casas que vendem produtos de uso veterinário. “O que os adquirentes e usuários desses produtos não têm consciência, é que os mesmos trazem alterações cardiológicas e endrocrinológicas. Além de causar graves lesões nos rins e fígado, o consumo indiscriminado dessas substâncias traz conseqüências graves neurológicas e aumento no risco de câncer de próstata”, adverte.

Para Freitas, trazer informação àqueles jovens e praticantes de esportes que a desconhecem é muito importante, para que fique elucidada a conseqüência maléfica dessa utilização. “É necessário ter conhecimento dos prejuízos reais e graves que o uso dos anabilizantes causa à saúde”, observa o deputado. E acrescenta: “O objetivo é culminar na sua desestimulação, evitando por fim a facilidade com que essa droga é adquirida e oferecida, como se fosse algo bom e inofensivo à saúde”.

O Projeto de Lei prevê, ainda, que o seu descumprimento sujeitará o responsável pelo estabelecimento esportivo às seguintes penalidades: multa diária de 50 UPF`s/MT; no caso de reincidência suspensão temporária das atividades do infrator pelo prazo máximo de 30 dias; e, no caso de descumprimento após a terceira constatação, cassação do alvará de funcionamento.

Mais informações:
Secretaria de Imprensa da Assembléia Legislativa
Fones: 613-2553/ 613-2597/ 9952-1211


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com