Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quarta-feira, 13 de outubro de 2004 15h51


PRESIDENTE DA ASSEMBLéIA LEGISLATIVA, O DEPUTADO JOSé RIVA (PTB) CONSIDEROU INOPORTUNA A RETOMADA SOBRE A DISCUSSãO DE UMA POSSíVEL DIVISãO DE MATO GROSSO, CONSIDERANDO QUE OS DEBATES PODEM INTERFERIR NO RESULTADO DAS ELEIçõES. ELE AFIRMOU AINDA QUE SERIA “IRRESPONSABILIDADE” ...

Riva acredita que Estado não aprova divisão

Deputado ressalta ainda que houve redução do sentimento pela divisão de Mato Grosso após os investimentos no interior

ANDRÉIA FONTES / ASSESSORIA DE IMPRENSA



Presidente da Assembléia Legislativa, o deputado José Riva (PTB) considerou inoportuna a retomada sobre a discussão de uma possível divisão de Mato Grosso, considerando que os debates podem interferir no resultado das eleições. Ele afirmou ainda que seria “irresponsabilidade” defender agora a idéia de divisão do Estado. Na Câmara Federal, a reestruturação do território brasileiro voltou à tona.

“Em Mato Grosso, hoje, dificilmente teremos a aprovação da divisão. Este sentimento só houve quando o Araguaia e o Norte ficaram ‘esquecidos’. O Nortão tem sido uma das regiões que mais tem recebido investimentos, proporcionalmente a sua receita. Então, o momento é de avaliarmos os investimentos do governo, a dívida que o governo tem conosco, como investimentos nas BRs 158 e 163”, ressaltou Riva.

Para o presidente, retomar a discussão às vésperas do segundo turno das eleições municipais, é “querer desviar a atenção da população”, interferindo no resultado do pleito.

“Nós temos é que discutir com o governador Blairo Maggi o que pode ser feito efetivamente por aquela região (Norte e Araguaia) nos últimos dois anos de seu governo. Sou a favor do bom senso. Se há recursos e infra-estrutura para se dividir o Estado, que divida. Mas não podemos enganar a população, pois hoje não há condições para se criar um novo Estado com condições reais de funcionamento”, observou.

Riva lembrou que o governo do Estado tem ações de extrema importância para realizar, ao invés de pensar em divisão. Ele citou, como exemplo, a pavimentação das BRs, o linhão que precisa chegar até Juína, os problemas de infra-estrutura do Norte. “E tenho certeza que o estudo requerido pelo governo federal vai apontar para a inviabilidade da divisão”.

Atualmente, tramitam no Congresso pelo menos 16 propostas de criação de novos Estados e territórios. Três deles são referentes à Mato Grosso, sendo o que prevê a criação do Estado do Araguaia, de autoria do Senador Mozarildo Cavalcanti (PPS-RR); o que prevê a criação dos Estados do Araguaia e do Mato Grosso do Norte, de autoria do deputado Welinton Fagundes (PL-MT); e o que prevê a criação do Estado do Mato Grosso do Norte, do deputado Rogério Silva (PPS-MT).

Mais Informações:
Assessoria de Imprensa do Deputado Riva
Fones: 613-2502/ 9973-8309
www.joseriva.com.br


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com