Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quarta-feira, 22 de setembro de 2004 11h36


PRESIDENTE DA ASSEMBLéIA LEGISLATIVA, O DEPUTADO JOSé RIVA (PTB) RESSALTOU QUE A AGêNCIA DE FOMENTO DO ESTADO DE MATO GROSSO (MT FOMENTO), QUE COMEçA A COLOCAR EFETIVAMENTE SUAS ATIVIDADES EM PRáTICA, é UM INSTRUMENTO IMPORTANTíSSIMO DE TRANSFORMAçãO SOCIAL, PRINCIPALMENTE NO QUE SE REFERE AO INVESTIMENTO EM MICRO-CRéDITO, UMA LUTA DO PARLAMENTAR...

Riva aposta no sucesso da MT Fomento

Presidente da AL é autor de três emendas que foram acatadas ao projeto original e vão se transformar em ações da agência

ANDRÉIA FONTES / ASSESSORIA DE IMPRENSA



Presidente da Assembléia Legislativa, o deputado José Riva (PTB) ressaltou que a Agência de Fomento do Estado de Mato Grosso (MT Fomento), que começa a colocar efetivamente suas atividades em prática, é um instrumento importantíssimo de transformação social, principalmente no que se refere ao investimento em micro-crédito, uma luta do parlamentar que foi incluída na instituição por meio de uma de suas emendas.

“A Assembléia fez o seu papel aprovando a criação da MT Fomento. Tivemos uma demora para sua instalação devido ao tempo que o Banco Central levou para autoriza-la, mas agora tenho certeza que a agência provocará a democratização do acesso ao crédito, permitindo que um número mais expressivo de pessoas participe do processo produtivo no Estado. A MT Fomento é um instrumento muito forte, inclusive na correção das desigualdades regionais, detectadas no trabalho feito também por esta Casa”, ressalta Riva.

Entre as ações da MT Fomento, três delas foram incluídas por meio de emendas de autoria do presidente Riva. A primeira é a que estabelece o financiamento e empréstimos, inclusive para o micro-crédito, com o objetivo de incentivar as atividades de economia local e estimular o desenvolvimento sustentado e de investimentos.

Outra ação, incluída por emenda do parlamentar, está voltada para o desenvolvimento dos municípios de economias exauridas, cuja base econômica era a atividade de extração e comércio de pedras preciosas. Com a decadência dessa atividade estes municípios não conseguiram alterar a base de sua estrutura produtiva, entrando em colapso e estagnação econômica.

“O objetivo é instituir mecanismos que possibilitem o desenvolvimento destes municípios em estagnação, inviabilizados, sem alternativas econômicas viáveis. Mecanismos que possam promover a inclusão social e o desenvolvimento de ações que efetivem a qualidade de vida”, justifica o parlamentar.

A MT Fomento também fará a concessão de financiamento de bolsa universitária. A proposta foi apresentada pelos deputados Riva e Eliene Lima. “Trata-se de um mecanismo extremamente importante para a inclusão social, uma vez que irá incentivar o acesso às universidades públicas estaduais daqueles estudantes que se encontram em situação de carência de recursos”, afirma.

A agência será instalada nesta quarta-feira, às 18h30, já com a assinatura de convênios. Com capital de R$ 4 milhões, a Agência tem autorização do Banco Central para chegar até R$ 150 milhões.

Mais Informações:
Assessoria de Imprensa do Deputado Riva
Fones: 613-2501/ 613-2502/ 9972-8309
www.joseriva.com.br


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com