Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quarta-feira, 19 de janeiro de 2005 18h24


ITANHANGá E IPIRANGA DO NORTE DEVEM ATRASAR O CALENDáRIO ESCOLAR DEVIDO A PROBLEMAS NO TRANSPORTE ESCOLAR. O INíCIO DAS AULAS ESTAVA PREVISTO PARA O DIA 14 DE FEVEREIRO. A ALTERNATIVA SAIO DE UMA REUNIãO COM OS PREFEITOS DOS MUNICíPIOS, O PRESIDENTE DA ASSEMBLéIA LEGISLATIVA, DEPUTADO JOSé RIVA (PTB)...

Riva busca viabilizar administrações

Transporte escolar é a principal preocupação dos municípios de Itanhangá e Ipiranga do Norte, que tiveram sua primeira eleição em 2004

ANDRÉIA FONTES / ASSESSORIA DE IMPRENSA



Itanhangá e Ipiranga do Norte devem atrasar o calendário escolar devido a problemas no transporte escolar. O início das aulas estava previsto para o dia 14 de fevereiro. A alternativa saio de uma reunião com os prefeitos dos municípios, o presidente da Assembléia Legislativa, deputado José Riva (PTB) e o governador do Estado, Blairo Maggi (PPS).

Desmembrados de Tapurah, Itanhangá e Ipiranga do Norte ficaram responsáveis por 19 linhas, mas não possuem ônibus. Como o CNPJ das duas prefeituras, que tiveram sua primeira eleição em 2004, só ficará pronto no início de fevereiro, ainda não é possível resolver a situação.

O prefeito de Itanhangá, Valdir Campagnolo (PPS), ressalta que as 11 linhas do município farão uma média de 150 km por dia para transportar 1.650 alunos. Ipiranga, onde o prefeito eleito foi Ilberto Effting (PPS), ficou responsável por oito linhas.

O prefeito de Tapurah, Carlos Alberto Capeletti (PPS), que até ano passado tinha que atender 26 linhas, ficará com 10. O município, no último ano teve um gasto de 34% do orçamento com a educação, e o prefeito aponta que o “grande vilão” foi o transporte escolar. Tendo apenas nove ônibus, o restante era locado e cada linha fazia em média 200 km por dia.

O prefeito ainda cita que para a locação de um ônibus são gastos R$ 80 mil ao ano. Já para a aquisição, o custo sairia por cerca de R$ 60 mil. “Cinqüenta por cento dos nossos alunos são transportados”, cita.

O deputado Riva ressaltou que o governo garantiu uma atenção especial aos novos municípios. Além do atraso no calendário escolar, uma reunião com a Secretária de Estado de Educação, Ana Carla Muniz, será feita nos próximos dias para buscar uma saída. “Trata-se de municípios que precisam de uma atenção especial agora, mas que em dois anos estarão consolidados”, aposta o parlamentar.

Riva cita ainda que as alternativas que estão sendo buscadas não vão comprometer o ano letivo.

Além da educação, os três municípios também pedem respaldo do governo para as estradas. O governo ficou de disponibilizar um maquinário simples para os municípios.

Mais informações:
Assessoria de Imprensa do Deputado Riva
Fones: 613-2502/ 9972-8309
www.joseriva.com.br


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com