Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quinta-feira, 11 de julho de 2002 00h00


RIVA DEFENDE MAIOR PARTICIPAçãO DO JOVEM NA POLíTICA

Riva defende maior participação do jovem na política

Deputado ressalta que juventude não pode ficar omissa

MARIA NASCIMENTO / ALMT



O deputado José Riva (PSDB) defendeu ontem, durante uma reunião com jovens de Cuiabá, que esta parcela da sociedade precisa ter uma participação ativa no cenário político do Estado e do país. Para Riva, a inserção dos jovens na política é de “extrema importância”, uma vez que podem trazer novas idéias e gerar a renovação dos quadros.

“O jovem está começando a vida e tem muito a oferecer. Eu defendo que a juventude não pode ser omissa a tudo o que está acontecendo no mundo e especialmente no Brasil. É por isso que ela precisa participar da política, independente da sua ideologia, do partido que esteja, mas que participem”, destacou o parlamentar.

Riva lembrou que foi eleito para seu primeiro mandato, como prefeito de Juara, quando tinha apenas 23 anos. “Eu tinha várias idéias e propostas que pude ir colocando em prática na prefeitura. Foi um grande desafio, até porque fui o primeiro prefeito do município. Mas com muita luta fui vencendo cada etapa”.

Riva citou ainda que a defesa da juventude tem sido um dos pontos de seu trabalho. Programas importantes, como o do Primeiro Emprego, o Cursinho Pré-vestibular Comunitário, meia-entrada para estudantes, garantia de 50% das Vagas da Unemat para alunos da escola pública, entre tantos outros, são alguns exemplos.

“Algumas leis ainda esperam a regulamentação do governo, mas estamos trabalhando e lutando para que estes benefícios cheguem até vocês (jovens)”, explicou o deputado.

Candidata a vice-governadora da chapa encabeçada pelo senador Antero Paes de Barros, Janete Riva também citou a importância da participação do jovem na política.

“Eu senti falta da militância, porque entrei na vida pública já como primeira dama de Juara. Faltou uma preparação, mas hoje o jovem tem tudo para se preparar. Todos os partidos têm seus movimentos jovens. Então, o jovem deve estar participando, militando, levando seu protesto e para nós, candidatos, isso é fundamental”, lembrou Janete.

Para o fotógrafo Márcio Udson, que estava no encontro, a participação do jovem na política é fundamental, pois somente a partir dos debates é que se construir novas propostas. “É debatendo, discordando e opinando que estaremos ajudando a construir um novo caminho”.

Udson ainda ressaltou que falta aos jovens acreditar mais na política como “instrumento de transformação”. “Há muitas denúncias, mas temos que estar cientes de que existem políticos que trabalham pela sociedade de forma clara. O jovem, seja ele de direita ou esquerda, tem que participar. O que não podemos é ficar ausentes das discussões que envolvem nosso futuro”.

Para a promotora de eventos de Cuiabá, Carlina Jacob, que também estava presente na reunião e trabalha diretamente com jovens, à distância deles da política é por terem perdido a confiança nos candidatos e políticos. “O jovem está sempre sonhando que pode mudar o mundo. Por isso que eu acredito na força do jovem, porque ele é um agente transformador da humanidade e de conceitos. E acho que o Riva tem este perfil de trazer a juventude para votar, porque é sincero, é transparente e tem garra”.

Secretaria de Imprensa
Assessoria de Imprensa do deputado Riva


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com