Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quarta-feira, 26 de maio de 2004 14h12


O PRESIDENTE DA ASSEMBLéIA LEGISLATIVA, DEPUTADO JOSé RIVA (PTB), AFIRMOU HOJE (26), QUE NãO SERá CANDIDATO à REELEIçãO DA MESA DIRETORA. A POSSíVEL REELEIçãO DE DEPUTADOS NA MESMA LEGISLATURA ESTá SENDO AVALIADA PELA COMISSãO ESPECIAL QUE ESTá ESTUDANDO A REFORMA DO REGIMENTO INTERNO DA CASA...

Riva descarta reeleição à Mesa Diretora da AL

O parlamentar disse que não tem pretensão de ser, novamente, presidente nesta legislatura

ELZIS CARVALHO / SECRETARIA DE IMPRENSA



O presidente da Assembléia Legislativa, deputado José Riva (PTB), afirmou hoje (26), que não será candidato à reeleição da Mesa Diretora. A possível reeleição de deputados na mesma legislatura está sendo avaliada pela Comissão Especial que está estudando a reforma do Regimento Interno da Casa. O documento atual não permite a reeleição na mesma legislatura.

Riva destacou ainda que não é o momento de falar sobre a eleição da Mesa Diretora. “Isso atrapalha os trabalhos legislativos. Há uma harmonia muito forte entre os deputados. É importante manter essa sintonia. Ainda não pensei em eleição de Mesa Diretora. Pensar nisso agora é prematuro”.

“Tem momento que dá certo e momentos que não. Na função, hoje, de presidente muita gente acha que quero ser reeleito, mas já deixei claro que não tenho essa pretensão. Prefiro que essa questão seja debatida em plenário. Uma posição minha pode interferir e muita gente pode, com isso, fazer uma leitura errada, como já foi feita. Na verdade não quero”.

Já o deputado Ságuas Moraes (PT) disse ser contrário à proposta de reeleição. Segundo o petista, é preciso que haja renovação da Mesa Diretora.

“Se permitir à reeleição, já são 10 anos que a Mesa é composta praticamente pelos mesmos parlamentares. Se você permitir a reeleição, isso vai perpetuar por mais tempo. O legislativo tem que quebrar esse ciclo e fazer um rodízio com os deputados”.

Ságuas defende ainda que a eleição não aconteça mais na formação de composição de chapa. O petista lembrou que no inicio dessa legislatura, colocou seu nome para disputar a presidência. Mas segundo o parlamentar, não foi possível oficializar porque conseguiu apoio de apenas três deputados.

“Para a formação da Mesa são necessários uma composição com seis deputados. Acredito que a eleição deveria acontecer por cada cargo da Mesa, cada função teria votação individual. Isso permite que qualquer deputado possa lançar o nome a candidato. Da forma atual isso não é possível”, observou Ságuas.

Quem compartilha da mesma opinião de Ságuas é o deputado Carlos Brito (PPS) que é totalmente contrário à tese de reeleição para atual legislatura. Mas defende a proposta de reeleição à próxima legislatura.

Outro ponto questionado pelo pepessista é em relação à antecipação da eleição. “Porque antecipa-la para setembro? O Parlamento com isso teria dois presidentes. Na prática quem mandaria? A Assembléia precisa se reoxigenar. O Parlamento precisa de pluralidade em seu comando”.

Prazo

O prazo de 60 dias dado a Comissão Especial que estuda alterações no Regimento Interno, segundo deputado Ságuas Moraes (PT), venceu ontem (25).

Mas, o presidente da comissão deputado Humberto Bosaipo (sem partido) pediu um novo prazo de mais 20 dias, para a conclusão do relatório.

-------------------- Mais Informação:
Secretaria de Imprensa da Assembléia Legislativa
Fones: 613-2553 / 2597 / 9982-0261 e 9603-0580


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com