Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quarta-feira, 13 de setembro de 2006 11h13


O PRIMEIRO SECRETáRIO DA ASSEMBLéIA LEGISLATIVA, DEPUTADO JOSé RIVA (PP), APRESENTOU PROJETO DE LEI QUE INSTITUI A CAMPANHA "ORTOPEDISTA NA ESCOLA" EM MATO GROSSO. A PROPOSTA AUTORIZA O GOVERNO A ESTABELECER PARCERIAS COM PREFEITURAS, UNIVERSIDADES E ORGANIZAçõES...

Riva lança campanha “Ortopedista na Escola”

A proposta é para avaliar e prevenir doenças de escoliose e de deformidades dos membros inferiores nas crianças e adolescentes em idade escolar

SID CARNEIRO / SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO



O primeiro secretário da Assembléia Legislativa, deputado José Riva (PP), apresentou projeto de lei que institui a campanha "Ortopedista na Escola" em Mato Grosso. A proposta autoriza o Governo a estabelecer parcerias com prefeituras, Universidades e organizações da sociedade civil.

De acordo com Riva, o objetivo é avaliar a incidência de escoliose e de deformidades dos membros inferiores nas crianças e adolescentes em idade escolar. A campanha será desenvolvida pelas secretarias de Educação e de Saúde do Estado de Mato Grosso.

Para a consecução da campanha o Governo do estado poderá firmar convênios com Universidades, Prefeituras Municipais, Organizações não Governamentais - ONGs, Entidades Religiosas, Cooperativas e Associações que realizem atividades relacionadas à educação. O projeto prevê ainda, que a coordenação e gestão desta campanha serão realizadas por Grupos Especiais, em cada município, compostos por representantes das unidades básicas de saúde, das diretorias de ensino, Universidades, Prefeituras Municipais e das entidades, conforme cada caso.

Os alunos nos quais forem detectadas a escoliose e/ou deformidades dos membros inferiores deverão ser encaminhados para avaliação ortopédica de confirmação do diagnóstico.

Na avaliação de especialistas, quando a coluna vertebral é observada pela frente ou por trás, ela deve se apresentar com formato retilíneo, sem curvas. Quando houver alguma curvatura neste plano, chamamos de escoliose, tipo de deformidade que pode ser identificada com exames simples.

“A avaliação da incidência de escoliose e de deformidades dos membros inferiores na criança e adolescentes, em idade escolar importante para garantir aos portadores dessas doenças, o tratamento adequado e uma melhor qualidade de vida”, disse Riva.

Para ele, cabe aos pais, aos professores de educação física, a observação da coluna e das posturas da criança e adolescentes e encaminhá-los para alguém que possa avaliar a situação como um o ortopedista.

Médicos alertam que a escoliose tem pouca sintomatologia clínica. A fase inicial do processo é de mais fácil identificação e de prognóstico mais possível. Porém, na grande maioria das vezes passa despercebido pelos responsáveis ou os mesmos não dão muita importância. Com o passar do tempo, entretanto, a correção torna-se mais difícil, com o agravamento dos desvios.

Destes sintomas, o principal é a dor. A escoliose é mais fácil para se prevenir do que corrigir. Geralmente ela costuma se estabelecer na adolescência, podendo se tornar uma doença muito séria. Daí a importância fundamental de que o diagnóstico seja precoce.

Mais Informações:
Secretaria de Comunicação da AL
Fones: 3901 – 6310


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com