Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quinta-feira, 20 de outubro de 2005 15h11


DUAS DAS MAIORES EXPRESSõES DAS ARTES PLáSTICAS DE MATO GROSSO, VICTOR HUGO E ADIR SODRé, DESEMBARCAM HOJE (20) NA CAPITAL DOS ESTADOS UNIDOS PARA A ABERTURA DA 1ª QUINZENA CULTURAL MATO-GROSSENSE – CORES E SONS DO PANTANAL, QUE ACONTECE DE 21 DE OUTUBRO A 9 DE NOVEMBRO NA GALERIA DE ARTES DO BACI (BRAZILIAN-AMERICAN CULTURAL INSTITUTE). A INICIATIVA DO DEPUTADO JOSé RIVA PRETENDE DIFUNDIR NOS ESTADOS UNIDOS A ARTE E A CULTURA GENUINAMENTE MATO-GROSSENSES...

Riva leva cultura de Mato Grosso aos EUA

Mato Grosso apresenta ‘Cores e Sons do Pantanal’ nos Estados Unidos

UBIRATAN BRAGA / ASSESSORIA DE GABINETE



Duas das maiores expressões das artes plásticas de Mato Grosso, Victor Hugo e Adir Sodré, desembarcam hoje (20) na capital dos Estados Unidos para a abertura da 1ª Quinzena Cultural Mato-grossense – Cores e Sons do Pantanal, que acontece de 21 de outubro a 9 de novembro na Galeria de Artes do Baci (Brazilian-American Cultural Institute).

Em Washington, o Baci () é a referência brasileira em se tratando de arte e cultura entre os dois países. Presidido por José Neistein - Adido Cultural brasileiro e diretor presidente da instituição – ele é a maior referência da difusão cultural na capital do ‘Tio Sam’.

. Para o evento estão confirmadas as participações, na exposição quinzenal, dos artistas plásticos: Clóvis Hirigaray, Nilson Pimenta, João Sebastião Costa, Márcio Aurélio, Valcides Arantes, Wender Carlos, Rita Rezende, Valdemar Souza, Dalva de Barros e Deuseni Félix.

O Primeiro-secretário da Assembléia Legislativa, deputado Riva; a secretária de Desenvolvimento do Turismo, Yeda Marli e o prefeito de Colíder, Celso Banazeski confirmaram palestras setorizadas. Ainda haverá concerto de música raíz, “Em busca do rio perdido”, perfomance do músico e compositor Milton Pereira, o Guapo.

Pela primeira vez Mato Grosso terá a mega oportunidade de apresentar suas raízes culturais e artísticas, através do multi-evento que agrega, ainda, economia, meio ambiente, turismo e agro-negócios.

A iniciativa da Quinzena Cultural nos Estados Unidos mostrando os costumes, talento e criatividade dos mato-grossenses é de Riva e José Neistein – adido cultural brasileiro, que para consolidar a proposta contam com a parceria do Governo do Estado, via Secretaria de Cultura e Federação das Entidades Culturais – FECMAT.

Personalidades das artes e profissionais liberais notabilizados por ações em seus segmentos, num misto de cores e sons do pantanal, se unem com o propósito de mostrar ao mundo suas riquezas naturais e a importância do Estado para a consolidação do desenvolvimento sócio-economico-ambiental, em favor da humanidade.

A cidade de Vila Bela, berço do Estado - será representada pelo Grupo de Chorado. Existe uma serie de crença sobre sua origem, que se sobrepõe uma as outras. Há quem diga que a dança se originou nas cozinhas, quando as mulheres estariam descansando da sua pesada labuta. Suas danças só existem no lendário Vale do Guaporé e persistem nas suas festas e festanças. Suas roupagens, suas jóias, seus adereços envolvem as mulheres. Profusão de cores em busca da alegria de viver.

Mais informações:
Marlene Kirsches - coordenadora geral 9283 4386
Victor Hugo - coordenador Artístico 9954 5650
Darci Lovato – produtor artístico 9971 3111
Ubiratan Braga – coordenador de imprensa 9606 6415


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com