Quinta-feira, 15 de abril de 2004 09h55
O PRESIDENTE DA ASSEMBLéIA LEGISLATIVA, DEPUTADO JOSé RIVA (PTB), APRESENTOU UM PROJETO DE LEI DISPONDO A ESTADUALIZAçãO DA ESTRADA QUE LIGA A RODOVIA BR-364 ATé A MARGEM DO RIO CABIXI NA DIVISA COM O ESTADO DE RONDôNIA, NO MUNICíPIO DE COMODORO. DE ACORDO COM O PROJETO, ESSE TRECHO POSSUI UMA EXTENSãO DE 80 QUILôMETROS E COM A ESTADUALIZAçãO, O GOVERNO DO ESTADO PASSARIA A REALIZAR TODAS AS OBRAS E RESTAURAçõES NECESSáRIAS E CONSTRUçãO DE PONTES...
Riva pede estadualização de estrada em Comodoro
Projeto prevê melhorar um trecho de 80 quilômetros que beneficiará várias famílias da região
JOSÉ LUÍS LARANJA / SECRETARIA DE IMPRE
De acordo com o projeto, esse trecho possui uma extensão de 80 quilômetros e com a estadualização, o governo do estado passaria a realizar todas as obras e restaurações necessárias e construção de pontes.
No entanto, o projeto foi vetado em plenário e encaminhado para a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Um acordo entre os membros da CCJ deve permitir que essa matéria seja remetida ao plenário e colocada pelo presidente da Casa, deputado José Riva (PTB), para discussão ainda esta semana.
Para Riva, o crescimento do município de Comodoro tem proporcionado a evolução das localidades ao seu redor e, segundo o presidente da Assembléia, desta forma é que, para melhor escoar os produtos oriundos daquela região e permitir uma ligação mais eficaz com o distrito de Noroagro e região é que se torna necessária a estadualização do trecho.
“A estadualização da estrada vai proporcionar um fluxo mais dinâmico de cargas e passageiros daquela região, barateando o frete e aumentando, com isso, a competitividade dos produtos ali produzidos, gerando mais divisas com nosso Estado”, avaliou Riva.
Segundo informações da Coordenadoria de Estudos e Projetos da Secretaria de Infra-estrutura do Estado de Mato Grosso (Sinfra), o projeto ainda não chegou ao órgão para ser analisado, porém, adiantou que há boas possibilidades de estadualização deste trecho em razão de ser uma área produtiva para o Estado.
“Para estadualizar uma estrada, o projeto precisa preencher todos os requisitos necessários desde o trajeto até o conhecimento de mapas”, explica o coordenador Adélcio Batista, argumentando também que Comodoro está se tornando um modelo econômico da região oeste do Estado e um dos principais pólos de desenvolvimento regional nas áreas do comércio, educação, saúde, bancos e outros setores.
Apostando no desenvolvimento não só de Comodoro, mas também de toda a região oeste, Riva prevê também que a estadualização do trecho proporcionará um avanço em todos os setores.
“O melhoramento dessa estrada vai melhorar a qualidade de vida para as populações das comunidades que ali trafegam”, garante o presidente da Assembléia.
A estadualização de 80 quilômetros até o rio Cabixi não vai comprometer diretamente o Departamento Nacional de Infra-estrutura de Transportes (Denit).
“Neste tipo de trabalho, fica toda a responsabilidade para o Estado e não ao Denit, que desenvolve programas para as rodovias federais”, lembra o engenheiro do órgão, Laércio Coelho Pina.
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