Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quinta-feira, 13 de outubro de 2005 10h09


A LEI Nº. 15 DE OUTUBRO DE 1827, FOI A RESPONSáVEL PELA CRIAçãO DE “ESCOLAS DE PRIMEIRAS LETRAS”. E SE TORNOU OBRIGATORIEDADE EM TODAS AS CIDADES, VILAS E LUGARES MAIS POPULOSOS DO IMPéRIO A INSTALAçãO DE SALAS EDUCACIONAIS. ESTE FOI O PRIMEIRO PASSO DADO NO BRASIL PARA A INSTITUIçãO DE UM PROGRAMA EDUCACIONAL, CRIANDO AS ESCOLAS DE PRIMEIRAS LETRAS, ATUALMENTE CHAMADO DE ENSINO FUNDAMENTAL...

Riva presta homenagem aos professores

Diante de toda a trajetória os docentes, de acordo com o deputado Riva, não desanimaram

UBIRATAN BRAGA / ASSESSORIA DE GABINETE



A Lei Nº. 15 de outubro de 1827, foi a responsável pela criação de “Escolas de Primeiras Letras”. E se tornou obrigatoriedade em todas as cidades, vilas e lugares mais populosos do Império a instalação de salas educacionais. Este foi o primeiro passo dado no Brasil para a instituição de um programa educacional, criando as escolas de primeiras letras, atualmente chamado de ensino fundamental.

Somente no ano de 1962, pelo decreto 52.682, das mãos do presidente João Goulart, foi criado e declarado feriado escolar para comemorar o “Dia do Professor”. Portanto, após quase um século e meio foram feitas as primeiras homenagens, em reconhecimento ao profissional da educação.

Diante de toda a trajetória os docentes, de acordo com o deputado Riva, não desanimaram.

“A historia continua seu curso. Os profissionais continuam lutando por melhorias salariais, melhores condições de trabalho, numa incansável busca pelo seu bem-estar, e sou solidário aos mesmos. Tenho a certeza de que é necessário valorizar a categoria. Tenho certeza que é sempre possível abrir o diálogo e buscar soluções”, justifica o deputado José Riva que em solidariedade á classe, enviará “Moção de Homenagem” a todas as Escolas Estaduais e ás Secretarias Municipais de Educação de Mato Grosso, como representantes diretos da classe docente.

A Moção de Homenagem proposta pelo líder progressista faz referência ao próximo dia 15 de outubro, data em que se comemora em todo o país, o ‘Dia do Professor’.

O primeiro-secretário da Assembléia Legislativa de Mato Grosso, deputado Riva (PP) finaliza reconhecendo que: “O profissional educador, produz conhecimento mesmo enfrentando cargas horárias excessivas, ausência de material de sala de aula, e baixa remuneração”, e emenda: “Apesar destas dificuldades, e de muitas outras, quando o docente adentra a sala de aula deixa os problemas do lado de fora, sua preocupação passa a ser a boa formação das crianças, jovens e adultos que ali estejam”.

Mais informações: 9606 6415


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com