Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Sexta-feira, 10 de agosto de 2007 14h47


PROJETO DE LEI DO PRIMEIRO-SECRETáRIO DA ASSEMBLéIA LEGISLATIVA, DEPUTADO JOSé RIVA (PP), SE APROVADO PELA ASSEMBLéIA LEGISLATIVA E SANCIONADO PELO GOVERNADOR BLAIRO MAGGI (PR), OBRIGARá O DEPARTAMENTO ESTADUAL DE TRâNSITO/MT – DETRAN – A DIVULGAR NO DIáRIO OFICIAL OS VALORES ARRECADADOS COM A APLICAçãO DE MULTAS DE TRâNSITO. AS INFORMAçõES DOS VALORES ARRECADADOS BEM COMO A DESTINAçãO DOS RECURSOS, SEGUNDO O TEXTO DA PROPOSTA, SERãO FEITAS TRIMESTRALMENTE PELO ORGãO RESPONSáVEL PELA APLICAçãO DAS PENALIDADES. A PROPOSTA DEFINE AINDA QUE O RELATóRIO DA ARRECADAçãO EMITIDO PELO DETRAN

Riva quer multas de trânsito detalhadas

A proposta está em tramitação na Assembléia Legislativa e deve ser colocada em votação na próxima semana

ELZIS CARVALHO / SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO



Projeto de lei do primeiro-secretário da Assembléia Legislativa, deputado José Riva (PP), se aprovado pela Assembléia Legislativa e sancionado pelo governador Blairo Maggi (PR), obrigará o Departamento Estadual de Trânsito/MT – Detran – a divulgar no Diário Oficial os valores arrecadados com a aplicação de multas de trânsito.

As informações dos valores arrecadados bem como a destinação dos recursos, segundo o texto da proposta, serão feitas trimestralmente pelo orgão responsável pela aplicação das penalidades. A proposta define ainda que o relatório da arrecadação emitido pelo Detran será detalhado.

Entre as informações que devem constar no documento está: o valor arrecadado por rodovia, por equipamento utilizado, estratificado por faixa de velocidade excedida em cada ponto de controle. Outro dado é à destinação detalhada da aplicação dos recursos, além do valor arrecadado por autuação em cada um dos 141 município mato-grossenses.

Segundo Riva, a norma busca assegurar a transparência necessária quanto à origem dos recursos públicos provenientes de penalidades aplicadas pelo próprio gestor dos recursos. “A divulgação dos valores arrecadados é trimestral. Outra vantagem é a avaliação da aplicação do Código de Trânsito Brasileiro, porque tal procedimento viabilizará o acompanhamento e a correta destinação e aplicação destes recursos em ações de educação e segurança no trânsito”, analisou Riva.

O parlamentar disse ainda que a proposta estabelece um importante meio para manter a população informada sobre o quanto e como se arrecada com as multas de trânsito. “A transparência desses fatos é imprescindível e extremamente válido e oportuno”, definiu Riva.

Mais Informações:
Secretaria de Comunicação da Assembléia Legislativa
Fones: 3901-6310 / 6283


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com