Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quarta-feira, 15 de maio de 2019 18h20


SUGESTÃO DE PAUTA

Rondonópolis recebe palestra sobre direitos humanos nesta quinta-feira

Deputado estadual Delegado Claudinei (PSL) apoia evento que levará importantes assuntos sobre políticas públicas e propósitos da agenda 2030 da ONU

Samantha dos Anjos / Gabinete do deputado Delegado Claudinei



A jovem de 21 anos e estudante do 5º ano de direito pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) Monique Geane Silva, nesta quinta-feira (15), às 19h, no auditório da Uniasselvi, em Rondonópolis (MT), vai realizar palestra com o tema “Jovens de Expressão: o jovem no cenário internacional e seu protagonismo na persecução da agenda 2030 da ONU e dos Direitos Humanos”.

O evento conta com o apoio do deputado Delegado Claudinei (PSL), que reconhece a importância do tema para a sociedade mato-grossense, principalmente com foco na juventude, que necessita ter um olhar no presente e refletir as problemáticas do país e, consequentemente, realizar propostas para buscar meios de solucioná-las.

A palestrante já aplicou este tema para públicos de outros estados, como, por exemplo, São Paulo. Ela explica que o principal foco é mostrar a situação dos direitos humanos nacional e internacionalmente. “Enfatizar o protagonismo dos jovens, em relação a levantar, ter um posicionamento crítico e buscar melhorias. Não ficar só reclamando do governo, ficarem sentados e esperando que aconteçam coisas melhores. Os jovens não são líderes de amanhã e, sim, líderes de hoje”, destaca Monique.

História - Nascida e criada na periferia de Brasília, Monique Silva sempre estudou em escola pública. Os pais trabalhavam dia e noite para dar o sustento necessário para ela e seus dois irmãos, sendo que não foi uma infância fácil.

As conquistas obtidas por Monique, como participar de importantes eventos da Organização das Nações Unidas (ONU) de forma nacional e internacional (França e Washington), ingressar em uma universidade pública e fazer intercâmbio, se deve ao exemplo dos pais em relação à importância do estudo para a garantia de um futuro promissor. Tanto que eles fizeram o ensino médio por meio do Ensino de Jovens e Adultos (EJA) e depois concluíram o curso superior. “Minha família é minha base, é por causa dela e a visão de vida que me deram, que eu consigo conquistar o que consegui até hoje”, enfatiza a jovem.

Recentemente, a palestrante realizou um processo seletivo para participar de uma assembleia da juventude na ONU e foi convidada pela presidência do ECOSOC - que é o conselho social e econômico da organização, para fazer parte da Conferência da Juventude, em Nova York, como também, do Fórum de Complaince na OCDE, uma organização internacional para cooperação e desenvolvimento econômico que fica em Paris, na França - para debater sobre mecanismos anticorrupção.

“O jovem tem que criar as oportunidades. Sonhar não é algo impossível e inalcançável. Mas precisamos trabalhar para realizar os nossos sonhos. Luto muito por uma educação de qualidade, pelo papel da juventude em todas as tomadas de decisão. A Agenda 2030 da ONU busca objetivos que busco também, em comum: educação de qualidade, luta por justiça, paz e igualdade, desenvolvimento sustentável”, posiciona-se Monique.

 

Evento: Palestra “Jovens de Expressão - o jovem no cenário internacional e seu protagonismo na persecução da agenda 2030 da ONU e dos Direitos Humanos”, ministrada por Monique Jeane.

Data: 16/05 (quinta-feira), às 19h.

Local: Auditório da Uniasselvi – Unidade de Rondonópolis. Endereço: Arnaldo Estevão de Figueiredo, 758 A – Centro.

Informações: Leônidas Carmo (66) 99961.1601 / Danillo Moraes (65) 99224.1080 (Organizadores) / Samantha dos Anjos (65) 99639.9715 (Assessoria de Imprensa)


Gabinete do deputado Delegado Claudinei

Telefone: (65) 3313-6358