Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Sexta-feira, 24 de outubro de 2003 10h23


COM O OBJETIVO DE MELHORAR A DIETA ALIMENTAR, INCENTIVAR E DESPERTAR A CONSCIêNCIA DO EDUCANDO, O DEPUTADO ESTADUAL SáGUAS MORAES (PT) APRESENTOU PROJETO DE LEI QUE CRIA O PROGRAMA “HORTAS ESCOLARES” NAS ESCOLAS ESTADUAIS DE ENSINO FUNDAMENTAL E DE ENSINO MéDIO DE MATO GROSSO. HORTAS ESCOLARES é UM PROGRAMA EDUCATIVO QUE Já VEM SENDO DESENVOLVIDO EM ALGUNS ESTADOS DAS REGIõES SUL E SUDESTE DO PAíS DESDE 1985...

Ságuas pede cultivo de hortas em escolas públicas

Objetivo é melhorar a dieta alimentar escolar e despertar a consciência do educando

JOSÉ LUÍS LARANJA / SECRETARIA DE IMPRE



Com o objetivo de melhorar a dieta alimentar, incentivar e despertar a consciência do educando, o deputado estadual Ságuas Moraes (PT) apresentou Projeto de Lei que cria o programa “hortas escolares” nas Escolas Estaduais de Ensino Fundamental e de Ensino Médio de Mato Grosso.

Hortas Escolares é um programa educativo que já vem sendo desenvolvido em alguns estados das regiões sul e sudeste do país desde 1985 e tem o apoio das secretarias de Estado de Educação e Agricultura e prefeituras municipais.

Sob a orientação dos professores, o projeto mostra que os alunos do Ensino Fundamental das escolas rurais aprendem a cuidar de uma horta, do valor nutritivo dos alimentos, os benefícios de uma alimentação balanceada, noções de higiene e saúde.

“O programa também vai estimular as famílias do meio rural a manter hortas em suas propriedades e incluir hortaliças em sua dieta”, salientou Ságuas.

Além de auxiliar na coordenação, o Governo deverá fornecer material educativo e sementes: cada escola receberá álbuns seriados, cartazes, manual do coordenador, folhetos explicativos e 12 tipos de sementes de hortaliças.

O programa surgiu a partir da constatação de que, apesar de viverem no meio rural, as crianças não possuíam o hábito de consumir verduras e legumes. Na época, o agricultor plantava cada vez menos o que consumia em sua própria mesa, chegando até mesmo a comprar hortaliças na cidade, que eram trazidas de outras regiões.

Além de hortaliças, o projeto inclui ainda o cultivo de plantas medicinais e legumes. Ságuas ressalva também que para efeito do cultivo nas áreas escolares, poderá a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Rural realizar convênio com a Secretaria Estadual de Educação, com órgãos municipais e com a iniciativa privada.

Baseados em dados estatísticos apresentados nos últimos anos, o deputado petista, argumenta que sempre ocorreu e, muitas vezes, acentuadamente a evasão de produtores rurais para os centros urbanos, na esperança de conseguirem dias melhores para suas famílias, o que nem sempre é conseguido.

“Muitos filhos de ex-agricultores são crianças ou adolescentes que freqüentam o ensino fundamental. Os alunos, ao se transferirem para a cidade, não tiveram tempo suficiente para consolidarem conhecimentos mais profundos acerca das atividades agrícolas. E mesmo que tivessem tido, a tendência é que isso caia no esquecimento, pois tudo o que não é visto não é lembrado”, explicou Ságuas.

“Por isso, se na escola onde essas pessoas estudam não houver um direcionamento por parte dos educadores para reavivar ou mesmo despertar o conhecimento dos conceitos básicos que envolvam as atividades do campo, amanhã certamente não saberão e nem sentirão gosto pelo cultivo sequer de uma horta doméstica, o que seria de todo lamentável”, lembra o parlamentar.

Foi direcionado nessa preocupação que Ságuas apresentou o projeto. “Daí a necessidade de cada escola ter sua horta própria, incentivando os alunos a participarem ou ao menos presenciarem o cultivo das hortaliças”, complementou o deputado.

Mais informações:
Secretaria de Imprensa da Assembléia Legislativa
Fones: 613-2553/2597 ou 9982-0261 ou 9972-8390


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com