Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quarta-feira, 14 de maio de 2003 15h07


Ságuas quer hospital em atendimento especializado

Deputado fez indicação ao governo de Mato Grosso pleiteando a conclusão da obra do Hospital Central, que teve início há cerca de 20 anos

ASSESSORIA DE IMPRENSA / ALMT



O deputado estadual Ságuas Moraes (PT) defendeu, no Plenário da Assembléia Legislativa, que ao ser finalizada a obra de construção do Hospital Central de Cuiabá a instituição de saúde faça atendimento especializado (cirurgias,transplantes, entre outros) e não somente atendimento médico geral como concebido na proposta original.

Há cerca de um mês o parlamentar fez indicação ao governo de Mato Grosso pleiteando a conclusão da obra do Hospital Central, que teve início há cerca de 20 anos. Ságuas Moraes - que é médico pediatra - lamentou que muitas pessoas estejam morrendo em Mato Grosso em conseqüência da falta de leitos de Unidade de Terapia Intensiva, conforme denunciou o Sindicato dos Médicos (Sindimed) ao Ministério Público Federal e Estadual.

"A população de Mato Grosso é hoje três vezes maior e o número de leitos continua o mesmo, o que é inconcebível", disse Ságuas. O deputado ainda defendeu que o problema da falta de leitos de UTI seja colocado na ordem do dia. Conforme números apresentados na representação do Sindicato dos Médicos de Mato Grosso, de outubro de 2002 a março deste ano, morreram no Estado 150 pessoas que não tiveram acesso a uma vaga de UTI. Ou seja, foram 25 mortes por mês no período.

A comparação com o Estado do Ceará mostra que a mortalidade por falta de leitos em Unidade de Terapia Intensiva em Mato Grosso é duas vezes superior ao do Estado da Região Nordeste.

Mais Informações:
Assessoria de Imprensa Deputado Ságuas Moraes (PT)
Fones: 613-2643/9972-8268


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com