Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Sexta-feira, 9 de junho de 2006 14h44


A SALA DA MULHER DA ASSEMBLéIA LEGISLATIVA PROMOVEU NA TARDE DESSA QUINTA-FEIRA (08) AçõES VOLTADAS PARA O BEM ESTAR SOCIAL DE IDOSOS E ADOLESCENTES, PROPORCIONANDO AO MESMO TEMPO TERAPIA OCUPACIONAL DOS IDOSOS E O RESGATE E REINTEGRAçãO DAS ADOLESCENTES VíTIMAS...

Sala da Mulher promove resgate de meninas e idosos

‘Cuiabá Fashion 2006’ superou expectativas e o resultado beneficia centenas de pessoas de oito entidades filantrópicas entre idosos, mulheres e adolescentes vítimas de violência

ALANA CASANOVA / ASSESSORIA DA PRESIDÊNCIA



A Sala da Mulher da Assembléia Legislativa promoveu na tarde dessa quinta-feira (08) ações voltadas para o bem estar social de idosos e adolescentes, proporcionando ao mesmo tempo terapia ocupacional dos idosos e o resgate e reintegração das adolescentes vítimas de violência doméstica. O Centro de Convivência para Idosos Aidêe Pereira do Nascimento, do Bairro Jardim Novo Horizonte e a Casa de Retaguarda Dr. Paulo do Prado, no Morada do Ouro II, ambos em Cuiabá, receberam na coordenadora da Sala da Mulher, Roseli Barbosa e do secretário Municipal de Ação Social e Desenvolvimento Humano, Edvá Alves, oito máquinas de costura: overloque, costura reta, zig-zag e galoneira.

“A nossa satisfação é estar aqui de fato entregando essas máquinas. Não apenas pelo valor comercial que elas possuem, mas pelo valor social que terão tanto para os idosos quanto para as mulheres e meninas vítimas de algum tipo de violência doméstica”, diz a coordenadora da Sala da Mulher, Roseli Barbosa.

Alves destaca que as perspectivas de vida são diferentes, mas o objetivo da ação é um só: devolver às pessoas a esperança por um futuro melhor. “Mais do que terapia ocupacional as máquinas vêem suprir a necessidade de angariar recursos próprios através da comercialização dos produtos confeccionados pelas idosas, e na casa de retaguarda ensinar e até profissionalizar essas meninas para que ao saírem daqui tenham uma profissão e possam se manter através dela”, explica o secretário, ao ressaltar a importância da ação social desenvolvida pela Sala da Mulher.

A Casa da Retaguarda Dr. Paulo Padro, atende atualmente 18 meninas e tem como objetivo prestar atendimento preventivo á crianças e adolescentes, na faixa etária de 7 a 17 anos. Funciona em regime específico de abrigo em ações que contribuam para o desenvolvimento psico-social, educacional e promocional, objetivando o retorno à comunidade e a família, tendo como marco legal o Estatuto da Criança e do Adolescente. Os encaminhamentos á Casa da Retaguarda são realizados através do Juizado da Infância e Juventude, Ministério Público e Conselhos Tutelares.

Já a gerente do Centro de Convivência de Idosos Aidêe Pereira, Dilma Conceição, comemora a doação junto com os 310 idosos cadastrados que receberam as máquinas com apresentação do ‘Coral da Melhor Idade’. “Entre atividades de música, dança, ginástica, alfabetização, bordados entre outras, agora podemos atender também as idosas que gostam de costurar e antes das quatro máquinas que tínhamos, três estão sem condições de uso. Graças a Dona Roseli os idosos que ainda sustentam a casa e estão desempregados terão alguma renda para contribuir com seus familiares”, expõe Dilma.

Mais informações:
Assessoria da Presidência
3901-6524


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com