Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Terça-feira, 6 de janeiro de 2004 15h56


A PARTIR DA PRóXIMA SEMANA, O DEPUTADO SIDNEY SALOMé (PMDB) TEM ENCONTRO MARCADO COM TODOS OS SECRETáRIOS ESTADUAIS, COM O INTUITO DE VIABILIZAR RECURSOS PARA AS áREAS DA SAúDE, EDUCAçãO E TRANSPORTE PARA O MUNICíPIO DE ARAPUTANGA E REGIãO SUDOESTE.

Salomé busca recursos para o Sudoeste

Deputado vai se reunir com todos os secretários estaduais com o objetivo de melhorar esses setores na região de Araputanga

JOSÉ LUIS LARANJA / SECRETARIA DE IMPRENSA



A partir da próxima semana, o deputado Sidney Salomé (PMDB) tem encontro marcado com todos os secretários estaduais, com o intuito de viabilizar recursos para as áreas da saúde, educação e transporte para o município de Araputanga e região Sudoeste.

“Essa região necessita de muitos benefícios e as reuniões nas secretarias serão de suma importância para melhorar a economia e desenvolvimento de Araputanga”, ressaltou o parlamentar, que assumiu vaga no Legislativo após a licença do deputado Nataniel de Jesus (PMDB).

Salomé citou ainda citou que irá encampar uma luta pela Gleba Vereda, onde moram mais de 800 pessoas, que sobrevivem unicamente da agropecuária e ainda não conseguiram a documentação de assentamento do Incra. “As famílias estão brigando para receber o título da terra e mais da metade delas ainda não tem esse documento. Falta também adquirir a averbação (linhas de crédito) para poderem plantar”, admitiu o deputado.

Situada a 330 km de Cuiabá, Araputanga conta atualmente com mais de 15 mil habitantes. A principal atividade econômica do município é a pecuária leiteira, sendo caracterizado por pequenas propriedades, graças ao tipo de colonização. Foi fundada em 1975 uma importante ferramenta para promover e unir os pequenos e médios produtores de leite de Araputanga, a Cooperativa Agropecuária do Noroeste (COOPNOROESTE), que passou a coletar e industrializar leite de toda a região.

Entretanto, para o desenvolvimento agropecuário, os produtores de Araputanga ainda sentem a falta de estradas na região para o transporte de derivados bovinos e da agricultura. Diante desse impasse, o deputado vem mantendo seguidos contatos com os prefeitos da região no sentido de viabilizar a abertura de uma estrada que vai ligar o município de Reserva do Cabaçal à BR-364, que faz entroncamento com a MT-170 entre Tangará da Serra e Campo Novo dos Parecis.

“Essa é uma obra que vai facilitar o desenvolvimento de toda região”, alertou Salomé, explicando que a estrada terá 65 km de terra cascalhada. A negociação está sendo intermediada pelo presidente da Associação mato-grossense dos Municípios (AMM), Ezequiel Fonseca.

O nome Araputanga vem da língua Tupi, é a denominação da madeira Mógno, abundante quando da colonização, por volta de 1950. A fundação de Vila Ribeirão das Pitas, o primeiro nome da cidade em decorrência do Córrego das Pitas, foi dia 23 de maio de 1963, por Shigeyishi Sato e seu filho Shiguemitu Sato.

O segundo nome dado à povoação foi Ituinópolis, o terceiro foi Gleba Paixão. E em 1979 foi emancipada do município de Mirassol D´Oeste, ganhando o nome de município de Araputanga, instalado em 31 de janeiro de 1981.

Mais informações:
Secretaria de Imprensa da Assembléia legislativa
Fones: 613-2553/2597 ou 9982-0261/9972-8390


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com