Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quarta-feira, 14 de julho de 2021 16h05


MATO GROSSO

Sancionado projeto que garante acesso de parlamentares ao sistema de convênios do Estado

Segundo o autor da propositura, deputado Xuxu Dal Molin, o dispositivo permitirá uma maior eficiência e transparência no procedimento fiscalizatório

MICHEL FERREIRA DE SOUZA / Gabinete do deputado Xuxu Dal Molin



Foto: Marcos Lopes

O governo do estado sancionou o projeto de lei, de autoria do deputado Xuxu Dal Molin (PSC), que garante acesso irrestrito da Comissão Permanente de Fiscalização e Acompanhamento da Execução Orçamentária da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) ao sistema de controle de convênios firmados junto aos municípios. 

Publicado no Diário Oficial que circulou na segunda-feira (12), a Lei nº 11.488 altera o artigo 8º da Lei 10.986/2019 que dispõe sobre a elaboração da lei orçamentária e dá outras providências. A norma permite o acesso ao Sistema Integrado de Planejamento, Contabilidade e Finanças do Estado de Mato Grosso (Fiplan) e o Sistema de Gestão de Convênios de Mato Grosso (Sigcom). 

Segundo o autor da propositura, o dispositivo permitirá uma maior eficiência e transparência no procedimento fiscalizatório que visa, entre outros, garantir a correta aplicabilidade de recursos públicos. 

“As informações coletadas nesses sistemas irão subsidiar, de forma mais efetiva, a prerrogativa de fiscalização do Parlamento estadual (...). Diante dos inúmeros casos de desvios de recursos, noticiados pela imprensa de todo país, a fiscalização se tornou uma ferramenta indispensável no combate à corrupção”, avalia Xuxu Dal Molin. 

Transparência

O combate à corrupção no âmbito público se tornou uma das principais bandeiras do deputado estadual Xuxu Dal Molin que, em maio deste ano, comemorou a sanção do Projeto de Lei 1166/2019. O texto em vigência, prevê a obrigatoriedade da divulgação de relatórios contendo informações referentes aos gastos com viagens oficiais de autoridades, e demais agentes públicos estaduais, em exercício da função. 

“A corrupção, assim como qualquer outra conduta ilícita de agentes públicos, deve ser combatida de forma rigorosa e permanentemente. Se cada um fizer sua parte, conseguiremos extirpar esse ‘câncer’ que tanto mal faz a sociedade brasileira”, observa Dal Molin.


Gabinete do deputado Xuxu Dal Molin