Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quinta-feira, 25 de maio de 2006 16h54


O LíDER DO GOVERNO NA ASSEMBLéIA LEGISLATIVA, DEPUTADO MAURO SAVI (PPS), CONSEGUIU UMA VITóRIA HISTóRICA PARA O MUNICíPIO DE JUíNA, NA úLTIMA SEMANA. RECENTEMENTE, APóS RECEBER UMA COMITIVA QUE REPRESENTAVA A ASSOCIAçãO DOS PRODUTORES RURAIS E PESQUISA RIO PRETO (APRUR)...

Savi intercede e Funai mantém reserva indígena

Deputado apoiou produtores rurais de Juína e Governo Federal não vai aumentar área de terra

JOSÉ LUIS LARANJA / SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO



O líder do Governo na Assembléia Legislativa, deputado Mauro Savi (PPS), conseguiu mais uma vitória para o município de Juína, na última semana. Após receber uma comitiva que representava a Associação dos Produtores Rurais e Pesquisa Rio Preto (Aprur), em seu gabinete, o parlamentar se mostrou preocupado com o impasse na região norte do Estado.

Consta que a ONG Survival Internacional pressionava o Governo Federal para ampliar a reserva indígena Enawene-Nawe, de 740 mil hectares para um milhão e oitenta mil hectares.

Diante desse fato, a Aprur, pediu ajuda ao deputado para interceder junto ao Governo Estadual e Federal para que não fosse ampliada a reserva indígena. Nesta semana, Mauro Savi (PPS) recebeu um ofício da Fundação Nacional do Índio (Funai), confirmando que a reserva indígena Enawenê-Nawê não será alterada, como desejava a ONG. No ofício nº 311 consta que a Funai não tem conhecimento algum de aumentar a reserva, que se encontra nos municípios de Comodoro, Juína e Sapezal.

A expansão da área vem sendo intervinda há sete anos por uma Organização Não Governamental (ONG), que atua na região. A reserva abriga atualmente 450 índios em um território de 740 mil hectares, o que corresponde 60% da área total de Juína. Dados da Fubnai, apontam que os Enawene Nawe, por exemplo, quando encontrados em 1974 eram noventa e sete pessoas e hoje são mais de 450. A maioria dos grupos indígenas no Brasil sofreu redução de suas populações, alguns até ultrapassando o percentual de 50% no primeiro ano após o contato com os não-índios.

“Foi uma decisão acertada, pois ficou claro que a ampliação encenada poderia comprometer ainda mais a livre ocupação econômica do município de Juína”, explicou Savi.

Além das etnias da Enawene-Nawe, a reserva indígena de Juína conta também com as tribos Cinta-larga e Canoeiros, perfazendo um total de 60% da área total do município. Os Enawenes possuem uma área de 740 mil hectares de terra.

Mais informações:
Secretaria de Comunicação da Assembléia Legislativa
Fones: 3901-6310/6283


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com